Eu esclareço Aurélio, o que o nosso moderador AnDré quis dizer foi apenas que o que contam são os factos e não a nossa percepção das coisas que por vezes nos induz em erros. Isto em relação directa com a insistência de opinião de que tem chovido pouco no Algarve ou noutro local qualquer. Até mesmo aqui pela minha zona eu me queixo de não chover a meu gosto, no entanto a minha estação (nem posso dizer que foi a do IM que está a quase 3km) registou um valor mensal de precipitação em Março 176,9mm, um valor 4 vezes maior que a normal 71-00 para esta cidade que é de apenas 39,6mm.
Agora um pouquinho mais off-topic e com alguma "musica de violino" de fundo
, mas falando um pouco a sério.
Acho que mais do que andar aqui a alimentar o desacordo e o confronto, o mais importante é realmente aquilo que nos une:
o amor pela meteorologia! Mesmo com todas as diferenças que temos de opinião, de expectativas e gostos. E acho que é nisto que nos devemos centrar.
Voltando ao tema do tópico, o que hoje há a referir é a mínima que ainda chegou aos 3,4ºC, havendo mesmo alguma geada fraca nos locais mais abrigados. De resto a Primavera já entrou em força nos campos, que agora bem regados e com este Sol esplendoroso estão completamente verdejantes e floridos um pouco por todo o lado!
Abraço!
Boas actioman, agora já sei onde fica Elvas
No que toca á precipitação aqui no Algarve, considero que na minha zona (zona de Faro) choveu neste ano hidrológico mais ou menos o equivalente ao normal, pois se em Março choveu 4/5 vezes o normal, portanto talvez uns 140/150 mm, não deixa de ser verdade que em Janeiro e Fevereiro choveu cerca de 50% do normal, e Dezembro choveu cerca de 25% do valor normal, do mesmo modo que Outubro esteve na média (+-), e Novembro choveu de 2 vezes o normal, e portanto penso que no total deva andar neste momento nos 80 a 90% da média anual (ano hidrológico). Portanto o mais provável será acabarmos o ano na média.
Bom mas o que está aqui em causa nem sequer é isso, penso que será mais um caso de percepção das coisas, no que aos efeitos efectivo das chuvas nesta região, nomeadamente no mês de Março diz respeito.
Como já várias pessoas aqui do Algarve indicaram existe uma grande diferenciação a olho dos efeitos das chuvas nesta região nomeadamente entre litoral e o interior algarvio, que pode ser explicado pela maior proximidade das linhas de águas substerrânias da superficie, a vegetação, muito menos horas de sol, tipos de terrenos, vales, ect ....
Há uns dias atrás disse e fui criticado/desmentido por causa disso, que 4/5 dias de sol, e ficava tudo seco á cima da terra, e ontem tive a confirmação ainda mais rápida disso, pois ainda mais rápido do que eu pensava toda a parte que não está tanto encoberta pela vegetação está seca, e tive mesmo ontem que começar a regar todas as plantas que mais carecem de água, nomeadamente alfaces, batatas, ect ....
No que toca ás ervas quando estiver de folga vou ter que começar a limpar o terreno antes que endureça mais.
Mais importante do que se dizer, que choveu 4/5 vezes mais em determinada zona á que ter a precepção que nem todas as regiões são iguais, nem todos os terrenos têm as mesmas carateristicas, nem todas as linhas de água encontra-se ao mesmo nível e nem toda a vegetação é igual, e tudo isso interfere com a capacidade de absorção dos terrenos.
Portanto isto também é ciência, se ter a percepção do estado dos nossos terrenos é ciência, é sabedoria, é conhecimento e ninguém mais sabe mais do que se passa em determinada zona do que os verdadeiros residentes.
Se é dito que em nenhum momento se acumulou água nos terrenos, então deve-se aceitar aquilo que é dito pelos intervenientes tenha chovido 4/5 vezes mais do que o habitual, ou não .... porque nem sequer encontra-se em causa o valor da precipitação mas sim os seus efectivos efeitos.
Isto para dizer o quê, que o efeito que aconteceu nestes 140/150 mm acumulados nesta zona basicamente teve o mesmo efeito do que se tivesse chovido 1/2 dias por semana, independentemente do efeito da evotranspiração, porque nos terrenos não se nota nada esse efeito.
Quanto á parte sublinhada (bold) não percebi o que estavas a tentar dizer mas não me revejo nesse género de users certamente. Podemos é ter percepções e formas de pensar diferentes uns dos outros o que é normal !
Hoje em dia já não sou esse tipo de pessoa de confronto, vivo mais de discussão de ideias, formas de pensar e contra argumentos (naquilo que sei e vejo), isto para bem da minha própria saúde