já faltava o ataque ao ipma é preso por ter cão e preso por não ter
Trovoada a norte de Odemira, frequente mas com descargas pouco intensas, inferiores na maior parte a 15 kAmp, quase todas entre as 15h e as 16h:
Agora tenho mesmo que dizer: fartam-se de se queixar que o tempo tem sido uma pasmaceira e agora que há alguma coisa para seguir a sério não dizem nada??
Radar na altura das fotos acima:
e a mais recente imagem:
Progride para Norte - NNW
Eco vermelho às 17:15
2,3 mm em Panóias entre as 16h e 16h20 aproximadamente.
De resto, a tarde foi assim
Por volta das 15h30 começa a chover sem fim
Sinceramente, o tempo hoje apanhou-me de surpresa, completamente desarmada (telemóvel ou máquina) e não contava mesmo que fosse trovoada, apenas uns "aguaceiros"
De resto, @StormRic, com a pasmaceira de tempo que temos tido, que nem é quente, nem é frio, nem é chuva, nem é sol... é completamente aceitável que muitos tenham sido apanhados de surpresa e que tenham desvalorizado o "evento"
Acredita que me deu imensa pena, porque o céu estava espetacular! Principalmente por volta das 16h30, quando o sol estava bem mais baixo e "rasgava" as nuvens de uma maneira brutal! Enfim, que tristeza a minha.Só posso dizer, com um sentido totalmente positivo: que falta fez as belas fotos com que costumas presentear-nos!
E concordo contigo, acredita! Eu é que não tenho tido muito tempo, mas tenho colocado algumas fotos no meu instagram que consigo apanhar ao final do dia, mas com a mudança da hora e o sair depois das 17h, não me permite captar nada de jeito ou nada que se diga que foi pensado e com tempo.O desbafo que fiz foi difuso, não quis dirigir-me a ninguém em particular e nem tenho esse direito. Para mim até a própria monotonia de uma situação meteorológica prolongada, a que se chama "pasmaceira" é interessante e digna de se seguir; é também um fenómeno meteorológico que até pode atingir contornos extremos, mas mesmo a normalidade é um fenómeno interessante. Pessoalmente, é tão interessante seguir trinta dias sem chuva, mesmo desejando outra coisa, mas isso na verdade é irrelevante, como seguir uma tempestade. Claro que o tempo de atenção necessário a um e outro fenómeno é completamente diferente e compreendo que é na transição de uma situação para outra que somos apanhados desprevenidos.
Relativamente às previsões oficiais, já fui muito mais crítico, vamos sempre aprendendo e sobre isto reconheço que tinha desconhecimento de muitas coisas que me levavam por vezes a acusações extremas inadequadas. De certo modo temos que entender o verdadeiro estado actual da capacidade de previsão meteorológica e não colocar as expectativas de acerto demasiado elevadas, como erradamente fiz em situações passadas, nem demasiado abaixo.