Boa reportagem Actionman, sempre em cima do acontecimento
As nuvens eram muito fraquinhas, essa neve foi arrancada a ferros.
Obrigado! de verdade!
Aquilo nas verdade foi praticamente um fenómeno, pois quase se viam as estrelas através delas!
Sei que sou um elemento do fórum, muito sazonal. E esse é o meu principal defeito
, mas realmente o que mais me motiva é o frio, o Inverno e a NEVE!
.
Não me importo de perder noites, fazer km e até de colocar dias de férias no work (como ontem
), tudo pela maluqueira de ver um floco perdido a cair do céu. E em grande parte claro está, para mostrar aqui à comunidade
.
Eu sei que para quem vê neve habitualmente (a malta do Interior Norte e Centro em particular), há coisas com as quais vibro e aqui mostro que chegam a roçar o ridículo
. Mas também sei que para outros tantos (como a minha pessoa), uma simples fotografia com 2 flocos é um entusiasmo real (como aquelas duas fotos que o Gerofil teve ontem a pachorra de tirar durante o seu trabalho, só para mostrar o que se passava no momento
). É aliás uma das grandes mais-valias do MeteoPT:
o aqui e o agora em directo. Eu pelo menos assim o vejo. É uma delicia ver as vossas reportagens e é um fórum de valor pedagógico indubitável (e aqui abro este parêntesis, para
agradecer o quanto tenho aqui vindo a beber da sabedoria desta comunidade), mas o factor "on-line" é deverás esplêndido e quanto maior for esta rede maior será o seu valor. Saber sempre em cada recanto, por mais remoto que seja, o que sucede e as suas condições meteorológicas são de um poderio incalculável e aumentam o seu valor e seriedade perante o mundo que nos observa e segue. Por isso é que com este nosso entusiasmo completamente amador e logo livre de obrigações, algumas pessoas, profissionais nesta deslumbrante ciência, mais ou menos "camufladas", não conseguem resistir ao nosso entusiasmo e ainda que de tempos a tempos, vêm aqui aportar o seu grão de areia e contribuir para que sejamos mais rigorosos no momento de caracterizar um determinado fenómeno, tornando assim os observadores que somos, mais credíveis e assertivos no momento de reportar algo. Evitando que não utilizemos termos como mini-tornados ao invés de tornados de grau "x", que se chame "água-neve" à neve fundida ou ainda baralhar o termo sleet com freezing-rain :assobio:
.
Bem, chega de lamechices
e vamos ao que interessa, uma espécie de resumo do dia 12/02/2010 e parte da passada madrugada.
Após um dia de grandes emoções (felizmente a noite salvou um pouco as expectativas que tinha criado
), onde a cota de neve aqui pelo interior do Alto Alentejo andou claramente nos 400 a 500m, se bem que já no final da precipitação (cerca das 02h30) chegou a nevar também aos 300m.
As temperaturas andaram sempre nos 3ºC a 4ºC e só baixavam para 1ºC a 2ºC, quando a neve se intensificava.
Julgo que devido ao aumento da Humidade Relativa é que os flocos, no final do aguaceiro, davam lugar ao sleet e se via nevar com 2ºC e "sleetar"
com 1ºC (eu e o Gerofil assistimos a isso na zona de Estremoz, pelo menos).
É uma pena a EMA de Estremoz estar tantas vezes sem dar dados e por isso tomo como comparação os dados de Elvas:
Ao iniciar-se a precipitação, a temperatura desce e a HR começa a sua escalada, poderá ter sido por isso? Acho que o frio em altura estava em aumento, isto segundo os modelos.
A falta de precipitação, mais a Norte também ditou bastante as cotas. No entanto já foi um regalo, com esta é a terceira vez que vejo os flocos por estas bandas e estamos no Alentejo, nunca é bom esquecer!
Em Vila Boim ainda foram mais de 2 horas a nevar,e alguns momentos com "vontade". Terá sido pelo vento subir pela encosta do alto de Vila Boim até aos 400m e alimentar assim um pouco a intensidade do fenómeno?
Aqui ficam pois as restantes imagens possíveis a complementar as que já tinha postado anteriormente, onde pretendo apenas mostrar as pequenas acumulações (se é que lhes posso chamar assim) que se começaram a querer formar:
Certamente houve muita gente nesta simpática vila que nem se deu conta do cenário
A diferença de poucos metros fazia a toda a diferença e peço desculpa pela redundância (como se pode ver neste exemplo: um poste de betão que com os seus 8 metros tem mais neve lá no alto que na sua base)
.
Quase que foi preciso uma lupa, mas lá descobri micro-acumulações na vegetação
E no solo junto a alguns muros e carros.
E para não esquecermos que este é um Carnaval gelado
:
Era pouca, mas ainda assim consegui fazer uma espécie de bola!
Esta foi já em Elvas, perto do Castelo, num dos pontos mais altos da cidade( a uma cota de 320m aproximadamente). Pode-se ver que é ao pé do Pelourinho da cidade, de estilo Manuelino e que conserva ainda os ferros de sujeição possivelmente da época quinhentista
Se fizerem um pouco de memória já o conhecerão de uma outra foto, com um cenário "mais composto" que aqui deixei aquando da memorável queda de neve no passado 10/01/10:
E por fim a selar esta mini-reportagem para este mini-evento de queda de neve/sleet, a foto da praxe
. A neve era pouca mas ainda assim a Mãe Natureza deu-me este autentico quadro para o deixar lá plasmado
:
Um abraço companheiros "MeteoPTianos"
.
Aos meus conterrâneos elvenses em particular e a todos os que nos visitam de uma forma geral, inscrevam-se no fórum e participem com os vossos testemunhos e observações! Todos são bem-vindos!