Vamos por partes:
Nesse dia houve precipitação? Que eu tenha memória, não!
Aqui ficam os gráficos da precipitação nas duas EMAs do IPMA que existem em Portalegre;
EMA Portalegre (cidade):
EMA Portalegre (serra)
E aqui ficam os dados horários da temperatura para esta mesma EMA de Portalegre (serra):
Ou seja não houve precipitação e a temperatura esteve muito elevada para tal fenómeno. Que até poderia ser muito localizado, porque não? Já aqui assistimos a muitas coisas que desafiam a ciência e os seus moldes por vezes muito quadriculados. E esta visão mais dúctil que nós amadores temos, também é uma das mais valias destas comunidades!
Para reforçar a ideia temos aqui ainda os registos das duas EMAs amadoras que a cidade têm, a do colega SpiderVV e do colega Talingas.
- Registo do dia 17/02/2014 da estação do SpiderVV
- Registo do dia 17/02/2014 da estação do Talingas
Mas alguns perguntar-se-ão porquê esta minha insistência ou desconfiança...
É que a fotografia que o dito observador do fenómeno publicou é minha!
Podem vê-la num tópico do saudoso ano 2009 com o título:
"Chuva, Neve e Granizo - «Bóris» 20 Janeiro 2009"
E aqui fica a imagem em questão:
É por estas e por outras que mais vale, sempre que possível, deixar uma marca de água nas fotos, pois infelizmente aparecem estes "artistas" a tomar como seu o que é de outros e ainda por cima para corroborar falácias descaradas!
Evidentemente vou informar o IPMA, que possivelmente nem vai ligar nenhuma, já que o projecto Meteoglobal parece ser algo completamente moribundo e com marcado desinteresse.
Conclusão, não afirmo a pés juntos que tudo seja mentira, mas... não dou mais de 5% de credibilidade!
Voltando ao tema do seguimento:
Por cá, até ao momento, a mínima foi de 3,8°C pelas 07h47 e a máxima de 12,3°C pelas 12h49.
Já tive um momento de chuvisco há cerca de 40 minutos que ainda deu para molhar a estrada, mas nada mais que isso!
.
Em todo o caso o mês segue acima da média com 78mm acumulados.
Abraço à comunidade.
P.S.- Spider tu que até és um bom observador, acho que foste levado pelo desejo de ver o branco elemento!