Seguimento Sul - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
1069234_10201471352967557_442400950_n.jpg

Vamos ver se rende alguns mm... :huh:

Parece mentira que em 12 dias seguidos com precipitação, Faro tenha acumulado apenas 26,4mm...cada vez chove menos em marrocos :D

Onde para aquele regime torrencial mediterranico que era tao carateristico do Algarve , em que parecia que chovia tudo de uma vez e o ceu parecia que ia desabar ?

Eu estive no Algarve no inverno de 89 e noutro proximo e lembro - me que chovia , que o S . Pedro parecia que queria despejar a a agua toda de uma vez !

Onde para aquele regime torrencial mediterranico que era tao carateristico do Algarve , em que parecia que chovia tudo de uma vez e o ceu parecia que ia desabar ?

Eu estive no Algarve no inverno de 89 e noutro proximo e lembro - me que chovia , que o S . Pedro parecia que queria despejar a a agua toda de uma vez !

Tenho outra estação 15km a norte de Faro em zona de serra (zona de S. Brás - encosta norte do serro do botelho) e os valores acumulados são completamente diferentes.Este mês acumula perto de 100mm
O S. Pedro mudou-se mais para norte :rain:

Parece mentira que em 12 dias seguidos com precipitação, Faro tenha acumulado apenas 26,4mm...cada vez chove menos em marrocos :D

A tua estação é a referência aqui porque a do IPMA não marca precipitação e da direcção regional de agricultura no patacão só mostra dados após o final de cada mês. A da região de turismo do algarve nem vale a pena escrever pra lá, eles não querem saber.

Esse sempre foi, é e será o regime de precipitação no Algarve. Por mais que os algarvios lamentam-se, chorem e dêem cabeçadas na parede esse é o verdadeiro regime de precipitação no Algarve mais litoral e mais a sotavento do que a barlavento.

James também esse foi um ano memorável e o Algarve teve tanta precipitação como o Norte. :D Esse ano foi quando os algarvios da minha idade ficaram mal habituados. :lmao: Se formos ver, mesmo nos anos mais recentes isso aconteceu, em Outubro do ano passado, em Setembro de 2008 e 18 de Maio de 2011. O Algarve tem um clima mais dependente das cut-off's, um ano que elas sejam raras ou não existem, a média da precipitação fica logo abaixo da média, a partir de agora começa a fase mais animadora para nós até final de Maio e depois é entre Setembro e Dezembro.