Seguimento Sul - Fevereiro 2016

Parabéns malta de Portalegre! A ver se a coisa fica mais consistente e fica tudo branco! :D

Por aqui grande vendaval por vezes, a estação do IPMA aqui do sitio bem que o mostra, estou curioso para ver amanhã o resumo de hoje e saber qual a rajada máxima, ainda mais tendo em atenção que a EMA está num pequeno vale e logo a uma cota inferior à da cidade.
O frio vai-se instalando pouco a pouco, fazendo-se notar mais a partir das 12h, mas ainda assim com grandes diferenças para com Portalegre ou Estremoz.
Já esteve nos 9,1ºC às 13h, agora na ultima informação do IPMA às 14h voltou a subir para os 10,2ºC.

Continuo a suspeitar da acuidade dos dados da EMA de Elvas, especialmente o udómetro... Sei que este tipo de aguaceiros não abonam nada a favor, pois pode chover muito num local e a 500m pouco ou nada cair. Mas tenho visto tanta água cair em belos aguaceiros (isso sim de curta duração 10m/15m) e depois pouco é contabilizado pelo IPMA. A EMA tem um total até ás 14h de uns ridículos 1,9mm... Aqui até corre a água pela rua abaixo e estou a cerca de 1km da EMA do IPMA! :unsure:

Neste último aguaceiro, o maior do dia, que ocorreu pouco depois das 14h (veremos o que registou o IPMA na atualização das 15h), deu para ver algum granizo entre a chuva quando esta era mais intensa, estava dentro do carro e via-se bem no vidro. Aliás o céu está com aspecto de trovoada e mostra instabilidade.

Algumas fotos tiradas á pouco após a passagem do dito aguaceiro.

2RFLcRV.jpg

NgSuPDw.jpg

6B3lRCF.jpg

Claro a sensação de frio é muito desagradável com este vento!

Relatando por Marvão: infelizmente não há precipitação, mas o frio é intenso, tal como o vento.
No caminho através da serra de Portalegre, ao Salão Frio (cota 500/600 metros) os aguaceiros eram fortes e de neve. Infelizmente choveu antes e a neve derrete automaticamente.
Vamos esperar pelo regresso e se há mais surpresas. Pelo menos já vi nevar :D

O aguaceiro mal chegou a Portalegre dissipou-se :lol:

• Gosto
Reactions: Spider
Por cá a temperatura tem variado entre os 6,6°C e os 5,7°C. Neve nem vê-la! Tem chovido bem.

E em que parte de Portalegre estás!? Tanto o SpiderVV como o talingas já reportaram ter visto neve (água-neve, "pastinhas de neve", micro-flocos).

Por aqui lá registou alguma coisa de jeito a EMA do IPMA, 2,3mm às 15h. A temperatura igualmente a ficar mais dentro dos valores das estações em redor com 7,3ºC igualmente às 15h na referida EMA.

Fiz à pouco o trajecto do Alandroal para Estremoz. Alternância do estado do tempo, inicialmente com aguaceiros com granizo e depois já sol com abertas; várias zonas de campo com granizo. Temperatura a descer para os 2,5 ºC no momento dos aguaceiros.

Agora, em Estremoz, céu parcialmente nublado e com sol; temperatura a subir para os 4,0 ºC.

Granizo em Évora há pouco...

:thumbsup: Exactamente assim esta tarde por aqui: sempre que uma linha instável passe por aqui deixa esse tipo de aguaceiros, acompanhados por granizo.

Última edição: