Parabéns malta de Portalegre! A ver se a coisa fica mais consistente e fica tudo branco!
Por aqui grande vendaval por vezes, a estação do IPMA aqui do sitio bem que o mostra, estou curioso para ver amanhã o resumo de hoje e saber qual a rajada máxima, ainda mais tendo em atenção que a EMA está num pequeno vale e logo a uma cota inferior à da cidade.
O frio vai-se instalando pouco a pouco, fazendo-se notar mais a partir das 12h, mas ainda assim com grandes diferenças para com Portalegre ou Estremoz.
Já esteve nos 9,1ºC às 13h, agora na ultima informação do IPMA às 14h voltou a subir para os 10,2ºC.
Continuo a suspeitar da acuidade dos dados da EMA de Elvas, especialmente o udómetro... Sei que este tipo de aguaceiros não abonam nada a favor, pois pode chover muito num local e a 500m pouco ou nada cair. Mas tenho visto tanta água cair em belos aguaceiros (isso sim de curta duração 10m/15m) e depois pouco é contabilizado pelo IPMA. A EMA tem um total até ás 14h de uns ridículos 1,9mm... Aqui até corre a água pela rua abaixo e estou a cerca de 1km da EMA do IPMA!
Neste último aguaceiro, o maior do dia, que ocorreu pouco depois das 14h (veremos o que registou o IPMA na atualização das 15h), deu para ver algum granizo entre a chuva quando esta era mais intensa, estava dentro do carro e via-se bem no vidro. Aliás o céu está com aspecto de trovoada e mostra instabilidade.
Algumas fotos tiradas á pouco após a passagem do dito aguaceiro.
Claro a sensação de frio é muito desagradável com este vento!