actioman
Cumulonimbus
Recebi um video de queda de neve no Malhão, esta manhã!
Estamos a aguardar por vê-lo!
Bom dia a todos
Logo pela fresquinha (8h) decidi ir ver onde tinha nevado. Apesar do frio considerável que havia em Portalegre (cerca de 0,5ºC), não se adivinhava qualquer vestígio de neve nas montanhas próximas, pois o nevoeiro também impedia qualquer visualização à distância.
Fui subindo aos poucos e só a partir de uma cota 750/800 mts conseguia ver alguma coisa...
Na estrada entre Portalegre e S. Julião era o aspecto que havia conforme o vídeo anterior. Como não havia neve acumulada, decidi ir até ao topo de S. Mamede.
Aqui estão algumas fotos.
Calculo que o vento devia estar entre os 50/60 kms/hora, pelo que devem entender a pressa para tirar as fotos e voltar ao carro... A sensação térmica era demasiado baixa, mesmo bem agasalhado e com as luvas...
Quanto às previsões para hoje, infelizmente não houve precipitação quando devia, ou seja, às primeiras horas da manhã, pelo que qualquer sonho em novas precipitações de neve são para esquecer...
Obrigado Miguel por teres ido lá acima e mostrares o que todos queríamos ver! Eu tinha intenção de aí ter ido e a Marvão, mas perante o que sabemos, falta de precipitação, era perder o meu tempo, porque não ia fazer turismo, ia desfrutar do que muitos gostamos, a neve!
Isso parece também muito sincelo, devido ao nevoeiro, vento e temperaturas baixas.
Em todo caso grandes registos!!
Isto são cortinas de neve? Ou ilusão de óptica?
Foto tirada esta manhã por volta das 8horas no castelo de Montemor.
Sim parecem ser, também podem ser granizo, mas perante as condições que temos encima de nós e mais a essa hora, eram certamente milhares de flocos a esvoaçarem em direcção ao solo!
Por cá noite ventosa, a mínima segundo o IPMA foi cerca de 3ºC pelas 8h. O dia apresenta-se ventoso e parcialmente nublado. Sensação térmica desagradável.
Neste momento a temperatura é de cerca de 8ºC.