Seguimento Sul - Fevereiro 2016

Parece que me enganei :hehe:
Céu muito escuro...
O aguaceiro parece que vem carregado de granizo
 
Dava para ver granizo, e neve a níveis mais altos, mas passou tudo ao lado daqui. Boa sorte por aí com o granizo. 6,2ºC.
Aqui também passou ao lado, começou a chover bem e com granizo à mistura mas foi rapidíssimo, apenas deu para molhar o chão.
6,7ºC
 
Bom dia a todos

Logo pela fresquinha (8h) decidi ir ver onde tinha nevado. Apesar do frio considerável que havia em Portalegre (cerca de 0,5ºC), não se adivinhava qualquer vestígio de neve nas montanhas próximas, pois o nevoeiro também impedia qualquer visualização à distância.
Fui subindo aos poucos e só a partir de uma cota 750/800 mts conseguia ver alguma coisa... :(
Na estrada entre Portalegre e S. Julião era o aspecto que havia conforme o vídeo anterior. Como não havia neve acumulada, decidi ir até ao topo de S. Mamede.
Aqui estão algumas fotos.

MmtVLQA.jpg


A neve transforma as paisagens em algo único, mas aqui era mais gelo do que outra coisa...

ppSnd8U.jpg


As acumulações quase inexistentes, excepto nalgumas rochas ou como nesta madeira.

8iKJvzg.jpg


No topo, junto ao marco geodésico (1025 mts) e um vento de cortar os ossos...

7SNzQrk.jpg


O video seguinte é curto mas não dava para mais, mesmo ligeiramente abrigado do vento...



T4TCs5m.jpg


O sol já queria romper a camada de nuvens que envolviam o "congelador" ;)

FLkrAKT.jpg


Uns detalhes

rNPGpan.jpg


c8cyV6S.jpg


Calculo que o vento devia estar entre os 50/60 kms/hora, pelo que devem entender a pressa para tirar as fotos e voltar ao carro... A sensação térmica era demasiado baixa, mesmo bem agasalhado e com as luvas... :cold:

Quanto às previsões para hoje, infelizmente não houve precipitação quando devia, ou seja, às primeiras horas da manhã, pelo que qualquer sonho em novas precipitações de neve são para esquecer... :(


Excelente reportagem do teto do Alentejo Dias Miguel, nas tuas fotos vê-se que neve há muito pouca, mas não foi por falta de frio que não nevou mais. O mais impressionante é a quantidade de sincelo (gelo que cobre todas as superfícies), diria que se nevar no Alentejo já é raro, haver acumulações de sincelo com este nível ainda deve ser mais raro, incrível mesmo! :shocking::thumbsup:
 
Última edição:
Vento forte não dá tréguas, sigo com 4,1°C mas a sensação deve ser bem inferior...se não estiver nos negativos anda lá perto :cold: