Seguimento Sul - Fevereiro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por Loulé muita chuva hoje de manhã! Chuva muito mais pesada do que ontem! Períodos de chuva por vezes intensos! Entretanto tem estado a acalmar mas permanecem os períodos de chuva fraca a moderada alternada com períodos sem chuva.
Tecto de nuvens bem baixo por vezes com o nevoeiro a tocar nos edifícios mais altos.

Todas as barras marítimas do Algarve estão encerradas, excepto Portimão que está condicionada e a única aberta é a Baleeira.
Baleeira muito abrigada a ventos de oeste /sudoeste. Só exposta a suestada.
Segue o resumo

Faro(cidade) ontem 18,2mm e hoje já vai com 21,2mm Total = 39,4mm

São João da Venda (Almancil) ontem 24,61mm e hoje 19mm Total =43,61mm

Corotelo (S. Brás de Alportel) ontem 54,89mm e hoje 29,01mm Total = 83,84mm
Estes valores vão ter um impacto positivo nas barragens. Longe de ficar resolvido mas poderá ser uma ajuda essencial para enfrentar o verão. E ainda estamos no início de Fevereiro portanto há margem para melhorar

Segue o resumo

Faro(cidade) ontem 18,2mm e hoje já vai com 21,2mm Total = 39,4mm

São João da Venda (Almancil) ontem 24,61mm e hoje 19mm Total =43,61mm

Corotelo (S. Brás de Alportel) ontem 54,89mm e hoje 29,01mm Total = 83,84mm
A serra de Monte Figo nestas situações vale Ouro! De igual modo o Caldeirão também deve ter bons acumulados. Odeleite e Beliche vão para os 50% parece-me quase certo!
A Barlavento também poderão haver surpresas pois tenho a ideia que as bacias do Funcho e Odelouca estão saturadas ou perto desde as últimas chuvas. Igualmente a Bravura deverá ter um bom incremento.

A serra de Monte Figo nestas situações vale Ouro! De igual modo o Caldeirão também deve ter bons acumulados. Odeleite e Beliche vão para os 50% parece-me quase certo!
A Barlavento também poderão haver surpresas pois tenho a ideia que as bacias do Funcho e Odelouca estão saturadas ou perto desde as últimas chuvas. Igualmente a Bravura deverá ter um bom incremento.
Vamos ver... aqui no Barlavento os terrenos ainda me parecem "sedentos" e com capacidade de encaixe.
Tivesse este evento sido mais próximo do anterior e acredito que houvesse uma escorrência mais significativa. O importante neste momento seria a torneira ir-se mantendo aberta.

Por aqui, depois duma pausa volta a chover e também voltou o vendaval.

Sigo com 14 mm. :D

Bem evidente a passagem da frente fria em Arronches. Notável a subida da temperatura antes de descer a pique.

Rajada máxima de 61.2km/h e 15mm acumulados. Pressão atmosférica nos 990hpa.
iC8iUDA.png

Boa tarde,
Por Arronches, caiu um aguaceiro bem intenso na hora de almoço. Tarde com sol, alguns aguaceiros a rondar e bastante vento.
2aSMKjx.jpeg

Perto da freguesia de Mosteiros, na direção da Serra de S. Mamede:
A1hjOeG.jpeg

Para sul:
UATpqCS.jpeg

O acumulado é de 3.3mm. Rajada de 64.9km/h registada agora mesmo.

11,7ºC atuais.