Seguimento Sul - Janeiro 2015

Bom dia,

Acabou por chover bem depois de me deitar. Já não estava à espera de tanto.
Ficam os registos da madrugada:
Sitio das Fontes
Precipitação Acumulada: 20,0mm
Rajada máxima: 57,9km/h

Carvoeiro
Precipitação Acumulada: 18,6mm
Rajada máxima: 91,7km/h (às 04h27)

Aqui em Silves o acumulado está nos 30,0mm neste momento.

Por Fonte de Apra acumulou 72mm.... não sei se será um valor correcto parece-me demasiado! Certo é que o pluviómetro tem estado a marcar valores mais ou menos fidedignos até ao momento. A ver se aparecem outros valores para corroborar.

Aqui por Loulé, na minha rua, há sinais de que choveu bem durante a noite. A "piscina" nas traseiras no prédio está bem cheia algo que só acontece normalmente com precipitações acima dos 40mm.

Agora não chove, mas o céu apresenta-se assim há 10 minutos (agora já voltou a escurecer).
rxSnNcU.jpg
aJwAA60.jpg
VGyDgkX.jpg

Boas, por aqui, céu nublado com algumas abertas e cai um aguaceiro fraco neste momento. Ontem, acabei o dia, com 2 mm e hoje levo 25 mm. Nada mau! Quando alguns diziam que era só AA e AA este mês e que não chovia nada, afinal só falta 3 mm para igualar o acumulado em Janeiro do ano passado. :lol:

Ainda vamos em Janeiro e só falta 44 mm para igualar o acumulado do ano hidrológico passado, ainda falam em seca. :lmao:

Boas, por aqui, céu nublado com algumas abertas e cai um aguaceiro fraco neste momento. Ontem, acabei o dia, com 2 mm e hoje levo 25 mm. Nada mau! Quando alguns diziam que era só AA e AA este mês e que não chovia nada, afinal só falta 3 mm para igualar o acumulado em Janeiro do ano passado. :lol:

Ainda vamos em Janeiro e só falta 44 mm para igualar o acumulado do ano hidrológico passado, ainda falam em seca. :lmao:

Os teus valores demonstram bem o quanto temos estado mal estes últimos anos. O ano passado então foi fraquíssimo! Se tivesses 600mm ou mais este ano era o ideal para equilibrar a coisa. Aliás no geral da volta que dei pelo Sotavento no inicio do ano nota-se bem que os recursos hídricos estão muito fraquinhos! A barragem de Odeleite não conta pois ainda mais com a serra despida toda a água da serra vai lá parar.

Tavira a bombar com mais de 31 mm acumulados desde a meia-noite.

Olhando para os acumulados dos últimos 10 anos na região não se vislumbra qualquer problema.

Contudo ele existe e penso que se explica da seguinte forma. A região tem tido longos períodos secos seguidos de eventos mais extremos. Por vezes num dia pode ser feita a média do mês. A precipitação total pode não se ter alterado, mas o padrão da sua distribuição mudou.

Talvez esta alteração climática seja a causa da morte do sobreiro e da azinheira. Longos períodos secos seguidos de eventos extremos de precipitação causam por um lado stress hídrico e por outro favorecem o crescimento de fungos.

O que é certo é que o montado vai desaparecer em vastas áreas do Sul se nada for feito. Em diversos concelhos há uma catástrofe ambiental e ninguém fala disto em Portugal.

• Gosto
Reactions: MSantos e StormRic
ATENÇÃO: Alerta de ocorrencia de trovoada para a zonas centro e sul de Portugal continental.[/QUOTE]

Não se vai passar nada!! chuva agora apenas 3ºfeira e nada de especial.

Por Fonte de Apra acumulou 72mm.... não sei se será um valor correcto parece-me demasiado! Certo é que o pluviómetro tem estado a marcar valores mais ou menos fidedignos até ao momento. A ver se aparecem outros valores para corroborar.

Aqui por Loulé, na minha rua, há sinais de que choveu bem durante a noite. A "piscina" nas traseiras no prédio está bem cheia algo que só acontece normalmente com precipitações acima dos 40mm.

Deve estar correcto, houve realmente células potentes que descarregaram em faixas alinhadas oeste-este, pode-se esperar diferenças importantes em latitude.

Bom dia,

Acabou por chover bem depois de me deitar. Já não estava à espera de tanto.
Ficam os registos da madrugada:
Sitio das Fontes
Precipitação Acumulada: 20,0mm
Rajada máxima: 57,9km/h

Carvoeiro
Precipitação Acumulada: 18,6mm
Rajada máxima: 91,7km/h (às 04h27)

Aqui em Silves o acumulado está nos 30,0mm neste momento.

17,8mm entre as 4 e as 5h em Portimão (aeródromo).