Tavira a bombar com mais de 31 mm acumulados desde a meia-noite.
Olhando para os acumulados dos últimos 10 anos na região não se vislumbra qualquer problema.
Contudo ele existe e penso que se explica da seguinte forma. A região tem tido longos períodos secos seguidos de eventos mais extremos. Por vezes num dia pode ser feita a média do mês. A precipitação total pode não se ter alterado, mas o padrão da sua distribuição mudou.
Talvez esta alteração climática seja a causa da morte do sobreiro e da azinheira. Longos períodos secos seguidos de eventos extremos de precipitação causam por um lado stress hídrico e por outro favorecem o crescimento de fungos.
O que é certo é que o montado vai desaparecer em vastas áreas do Sul se nada for feito. Em diversos concelhos há uma catástrofe ambiental e ninguém fala disto em Portugal.
Por Fonte de Apra acumulou 72mm.... não sei se será um valor correcto parece-me demasiado! Certo é que o pluviómetro tem estado a marcar valores mais ou menos fidedignos até ao momento. A ver se aparecem outros valores para corroborar.
Aqui por Loulé, na minha rua, há sinais de que choveu bem durante a noite. A "piscina" nas traseiras no prédio está bem cheia algo que só acontece normalmente com precipitações acima dos 40mm.
72 mm não será um pouco elevado o valor? Só na semana passada é que vi onde ficava Fonte de Apra, na estrada de Loulé para São Brás, ai aquela central quem me dera a arranjar uma dessas para mim.
A tarde, foi de aguaceiros fortes, por aqui, até às 16h30m e rendeu mais 4 mm, o que fez aumentar o acumulado de hoje para 29 mm.
Isso e a mania que os solos têm de ser lavrados. Os tractores destroem as raízes e é por aí que os fungos entram. É a mentalidade herdada dos tempos das Campanhas do Trigo, o dogma dos terrenos terem de ser lavrados (uma maravilha para a erosão das serras e para a morte das árvores).
A chuvada brutal em VRSA teve mesmo consequências. Estranho ninguém mais comentar porque o valor de 39,8mm em 1 hora não é de todo vulgar, em lugar algum.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756114