Seguimento Sul - Janeiro 2025

Vento extremo em Alcácer do Sal derrubou árvores e há 250 casas sem eletricidade.​


22 janeiro, 2025 às 11:20.

Cerca de 250 casas no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, estavam sem eletricidade esta quarta-feira de manhã, em consequência do mau tempo que assolou a região, revelou a empresa de distribuição de energia.

Numa resposta à agência Lusa através de correio eletrónico, a E-Redes indicou que existe “uma avaria no concelho de Alcácer do Sal originada pela queda de um poste de média tensão”, na sequência do mau tempo registado esta madrugada.


“Estão afetados cerca de 250 clientes, que serão muito breve alimentados por recurso a geradores”, adiantou a empresa, sem precisar uma hora concreta para a reposição do abastecimento de energia elétrica.

A E-Redes referiu que já se encontram no local equipas da empresa que “farão a necessária reparação”, acrescentando que, durante este período, o fornecimento de energia será garantido por geradores.


Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa ter sido registada, esta madrugada, uma situação de vento extremo no troço da Estrada Nacional 253 (EN253) entre Alcácer do Sal e Comporta, numa zona onde não há habitações.

“Registaram-se quedas de árvores e de linhas elétricas”, realçou a mesma fonte, não dispondo de informação sobre pessoas e habitações afetadas pelo mau tempo, realçou.

 
Boas, trovoada intensa a NW daqui, pelo que sei já andou a queimar electrodomésticos pelas aldeias fora a Norte daqui. Aproxima-se uma linha aqui da cidade, mas parece muito menos intensa do que estava - o costume :D

Céu ainda bem negro e ouvem-se alguns trovões.
 
Boas, trovoada intensa a NW daqui, pelo que sei já andou a queimar electrodomésticos pelas aldeias fora a Norte daqui. Aproxima-se uma linha aqui da cidade, mas parece muito menos intensa do que estava - o costume :D

Céu ainda bem negro e ouvem-se alguns trovões.
Ontem desliguei o quadro da eletricidade, isso é o quanto baste ou é melhor retirar todas as fichas da tomada?
 
O cenário na Serra do Caldeirão é muito bom com as ribeiras bem compostas. No Barlavento, onde estão as barragens com os armazenamentos mais baixos não tenho visto registos.

Ribeira de Odeleite:
TMJQZWG.jpeg

kPKtk13.jpeg


Ribeira da Foupana:
dxXhdSD.jpeg


Ribeira do Beliche:
4zSzgEh.jpeg

aWaBugm.jpeg

7c4LhB8.jpeg


Mais imagens desta reportagem aqui:
 
Hoje tem estado tudo a passar a norte de Arronches, o acumulado é de 4.3mm.

No entanto, houvesse uma estação na freguesia de Mosteiros e aí a conversa seria outra. Um bom contributo para as ribeiras certamente.
 
Mais um vídeo desde a Herdade das Casas Novas. Mesmo impressionante a quantidade de árvores arrancadas pela raiz e outras que ficaram de pé, mas destruídas. Cenário comum após a passagem de um tornado, não há dúvidas.



Vamos ver se o IPMA vai fazer alguma análise deste fenómeno.
 
Chuva torrencial em Arronches. Na webcam da estação do Meteoalentejo via-se há pouco uma formação nas nuvens com forma de anel.

Tenho a informação que, em Portalegre, tem sido uma tarde bem passada por água.
 
9mm acumulados e uma bonita paisagem como sempre. :D

t8Wryk3.jpeg
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Garcia