Realmente essa região tem boas variações de local para local.
Estive ontem em Melides e estava um calor enorme ( em torno dos 35ºc, pelo menos). Eram umas 23h e ainda estava um bom calor na rua, com um vento seco e quente a soprar.
Talvez esteja relacionado com a disposição do relevo, que está paralelo à costa.
Sim
De facto ao caminhar-mos para leste, subindo a serra de grandola, as temperaturas maximas, no verão, tendem a subir muito, especialmente nos primeiros 4-8km, sendo que de Santiago do Caçem ou de Grândola para leste rapidamente se estabilizam em torno dos valores tipicos para o Alentejo.
No inverno, ou com as minimas, passa-se o mesmo, ao caminhares para Leste os valores tendem a descer, mas desta vez o maior gradiente verifica-se logo ao passar para a vertente leste da serra de grandola, sendo que a este de grandola-alcacer, as temperaturas voltam a estabilizar em torno dos valores que occorrem no resto da planicie.
Muitas vezes, no inverno, o ar maritimo ao vir para terra arrefece e condensa-se nos vales gerando nevoeiros baixos, já no verão a brisa fresca tende a descaracterizar-se logo a uns 4km da costa, tornando-se num fluxo de ar quente.
Hoje o dia por Santo andré foi de sol e céu limpo, com vento de NE, rodando para SSW durante a tarde, a máxima foi de 27.8º e a minima de 17.2º.
De realçar o regime de brisa de S/SW tal como em setubal, devido a um vortice de niveis baixos que tende a formar-se na baia de setubal e que desvia a brisa para o quadrante sul no litoral a norte de Sines/São torpes