Estremoz: significativa melhoria do estado do tempo a oeste, noroeste e norte, com céu quase limpo e muito sol. No entanto, a leste, sueste e sul continua o céu encoberto, com bandas de precipitação e vai-se ouvindo esporadicamente o som dos trovões.
Muito bonito ver agora o ocaso do sol, depois de uma tarde de tempestade severa.
Fonte:
METEOELVAS
Obrigado pela imagem Gerofil, eu nem me lembrei da webcam! Mas estava atento ao fenómeno óptico.
Foi realmente muito belo, o céu parecia arder e as nuvens reflectiam a luz solar de uma forma quase mágica e até algumas cortinas de precipitação pareciam chamas de fogo
Aqui lhes deixo algumas fotos do dia, começando precisamente pelo seu final (cliquem na primeira imagem panorâmica para a verem com maior resolução e tamanho).
O resto do dia não foi nada animador em termos de precipitação. As trovoadas desta vez não quiseram nada com esta zona Sudoeste da cidade. E refiro "esta zona da cidade", pois como podem verificar pelo gráfico da EMA do IM de Elvas (a apenas 3,5 km em linha recta do meu posto de observação) e localizada no extremo Nordeste da cidade, por lá a coisa foi mais produtiva.
Eu tive esses mesmos dois períodos de precipitação. No primeiro nem cheguei a registar nada, no segundo foram apenas 0,3mm. Em ambas as ocasiões, parecia que iria chover muito, no entanto não passaram de aguaceiros com alguma intensidade, mas de curtíssima duração. No time-lapse da minha webcam, ao fundo deste post, são bem visíveis!
Restaram-me "as sobras": algumas formações nebulosas interessantes, uns Mammatus e várias "explosões" nebulosoas em redor da cidade.
E por fim, o time-lapse do dia:
Parabéns aos contemplados do dia e obrigado pelos vossos registos e imagens!