Seguimento Sul - Junho 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Pessoal, obrigado pelas mensagens. Aguardo que páre de trovejar e chover para me inteirar da situação pelo lado exterior da casa. Não há ferimentos, só muitos danos materiais. Também irei dar uma volta pela vila para ver se alguém precisa de ajuda. Entretanto, tentem ver o que se passou, por favor.
Talvez tenhas tido um evento extremo de vento, o radar deu ali uma mancha rosada pela tua zona.

• Gosto
Reactions: joselamego
Pessoal, obrigado pelas mensagens. Aguardo que páre de trovejar e chover para me inteirar da situação pelo lado exterior da casa. Não há ferimentos, só muitos danos materiais. Também irei dar uma volta pela vila para ver se alguém precisa de ajuda. Entretanto, tentem ver o que se passou, por favor.
Não conseguiste captar nada durante o evento nem depois!?

Que nao tenhas mais nada de mal a passar por aí .

Mas teve um poder de destruição brutal , pelo o comentário do hitchens é um suposto tornado , este calor todo dá nisto.

Sem confirmação visual, não se pode logo dizer que foi um tornado.

E os downbursts podem também ser extremamente destrutivos.

Vento muito forte por aqui :surprise:

Só calor não interessa para a formação de um tornado.

Com tanto ar seco o mais provável é que tenha sido um downburst. Ver uma nuvem-funil por si só não significa nada pois a célula pode ter sugado um vórtice local sem ter dado grande seguimento. Até porque não há grandes condições para células severas. Trovoadas com temperaturas elevadíssimas é algo que acontece no Arizona, por exemplo.

Fascinante o eco roxo no perfil vertical. Houve granizo?

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Não estou em condições de afirmar que houve tornado ou ciclogénese ou um violentíssimo downburst. Eu fui apanhado em cheio. A violência foi extrema.

Ainda bem que de resto estás bem apesar dos danos materiais. É uma situação preocupante, logo que soube por ti do fenómeno também liguei a um tio que tem uma casa em Cabeção junto a uma enorme palmeira infetada pelo escaravelho-vermelho e que por isso está há algum tempo para ser cortada devido ao risco de cedência que acarreta. Vai tentar saber o que se lá passou também. Foi mesmo ao lado.

Esperemos que tudo se resolva e que não haja danos pessoais.