A estação da Aramenha (perto da Apartadura) já leva 20,3mm, 12.1mm em 10 minutos,dos quais uns espectaculares 8,3mm em 5 minutos, das 16h04 às 16h09, e continua.
Na estação próxima de Marvão, mas no vale a sudoeste, 9,9mm.
Estive lá... Chuva torrencial durante uns 15/20 minutos, com algum granizo mas durou pouco... Os registos foram os possíveis, pois na parte mais intensa, dentro do carro, difícilmente podia filmar, senão apanhava uma molha.
A água a descer da serra, típico destas situações....
Estive lá... Chuva torrencial durante uns 15/20 minutos, com algum granizo mas durou pouco... Os registos foram os possíveis, pois na parte mais intensa, dentro do carro, difícilmente podia filmar, senão apanhava uma molha. Ver anexo 12515 Ver anexo 12516
A água a descer da serra, típico destas situações.... Ver anexo 12517
Hoje já houve várias células isoladas pela região Sul, depois dessa de S.Brás:
Entre Reguengos e Mourão, cerca das 13h00, e mais recentemente por volta das 14h20 em Moura e a oeste de Pias:
Esta última atingiu esporadicamente o eco roxo pelas 14h35. Diminuiu de actividade logo a seguir mas ainda produziu várias torres até chegar a Serpa.
Pelo Algarve e a norte/nordeste de S.Brás estas células não tiveram ecos mais fortes do que isto, com intervalos de 1 hora:
Por último temos agora a grande célula a norte de Salir, já passou por eco roxo várias vezes na última hora, expandiu-se e agora é um complexo de várias células, em movimento para sul lento:
A única estação do Alentejo a registar alguma daquelas células foi MeteoAlentejo de Brinches, com gráficos típicos da passagem de uma célula forte:
6,4 mm, entre as 14h20 e as 14h50 aproximadamente; descida brusca de mais de 9ºC seguida de recuperação mais lenta; pico de vento com rajadas até 39Km/h; descida brusca e subida da pressão, interrompendo a normal descida gradual relacionada com depressão diurna de origem térmica da península.
A célula de Salir está talvez em dissipação, sem alcançar Loulé, mas outras células têm aparecido num alinhamento de instabilidade que se percebe prolongar-se desde Sevilha:
Entretanto Amareleja teve perto, a sul, uma célula de eco vermelho.
Continua o movimento que começa a ter uma componente SSE, devido à circulação geral da depressão peninsular.
Aumentou a intensidade e área dos ecos, com recorrentes ecos roxos. Não atingiu Vila Velha de Ródão e talvez também não chegue a Nisa. Já Castelo de Vide parece certo, se mantiver a actividade forte e não derivar mais para SSE.
Aumentou a intensidade e área dos ecos, com recorrentes ecos roxos. Não atingiu Vila Velha de Ródão e talvez também não chegue a Nisa. Já Castelo de Vide parece certo, se mantiver a actividade forte e não derivar mais para SSE.