Seguimento Sul - Maio 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Pena não ter uma estação aqui pois já deve de ir nuns 40mm acumulados. É muita água a que tem caído pessoal! E parece não querer abrandar !
A forte trovoada está mais para o litoral na zona de Quarteira-Almancil-Faro mas aqui a precipitação é intensa! Só vi parecido este ano na noite da véspera de carnaval.
Ps: fez um estrondo agora que até fez rater!

Tens uma estação ai ao pé de ti, na Pena, Salir, que já vai com 26mm acumulados esta manhã.

Obrigado pela informção não sabia que essa estação já estava em
funcionamento.
Entretanto a precipitação não pára e o nível de água na minha rua atingiu um nível histórico que salvo erro não era atingido desde o inverno de 1996.

A chuva ainda não parou por aqui e o período mais intenso foi das 9h até às 10:30 e a forte trovoada parece estar na região de Faro não pára de fazer trovões nessa zona!
Aqui já se nota o limite da célula a oeste onde já vai abrindo o céu no entanto continua a chover bastante.
O vento intensificou-se à medida que a célula se foi deslocando para este. À bocado particamente não havia vento e agora está um vento constante de este.

Obrigado pela informção não sabia que essa estação já estava em
funcionamento.
Entretanto a precipitação não pára e o nível de água na minha rua atingiu um nível histórico que salvo erro não era atingido desde o inverno de 1996.

Boas
Realmente a chuva por aqui continua moderada a forte...

Sobre a estação da Pena - Salir a mesma já foi montada com a colaboração do grande ecobcg (Sem duvida um expert na montagem de EMs)

Ainda não coloquei um topico sobre a mesma pois temos tidos uns problemas "extras".

A EM têm estado a debitar dados para o Wunderground ainda que parcialmente pois a NET continua a cair frequentemente...

A estação de São Brás de Alportel, no final de Abril, estava com um défice de quase 100 mm, para este ano hidrológico.

As estações nos extremos -Sagres, Tavira, Castro Marim, Alcoutim- estão acima da média, para o acumulado no ano hidrológico, mas parece-me que na serra do Caldeirão há algum défice. Portanto, ainda bem que este Maio está, até agora, a ter boas acumulações. Tal é fundamental para os ecossistemas, principalmente depois de anos tão secos como 2005 ou 2009.

Embora pareça que foi um ano chuvoso, não foi. Na realidade, o ano hidrológico foi normal em boa parte do Sul do país. E vai acabar seco a Norte :(

Aspecto das traseiras do meu prédio depois desta brutal trovoada

Uploaded with ImageShack.us

É muito raro ficar assim, aliás acho que nunca a tinha visto assim...

Aspecto do céu a sul, a célula deslocou-se para este ou seja para a esquerda da imagem

Por agora acalmou mas ainda se ouvem potentes trovões para sueste e este( região de Faro-Olhão-Tavira)