AnDré
Moderação
Mau tempo
Forte chuvada fustiga Alentejo e causa várias inundações
18 | 05 | 2011 09.54H
A forte chuvada que fustigou hoje de manhã a região do Alentejo provocou algumas inundações nas zonas de Avis, Montemor-o-Novo e Arraiolos, sobretudo em vias públicas, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros.
No distrito de Évora, os bombeiros foram chamados, ao início da manhã, para seis inundações em Montemor-o-Novo e Arraiolos, tanto em habitações, como em vias públicas, mas sem registo de quaisquer casos graves, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Mais a norte, no distrito de Portalegre, os bombeiros registaram hoje de manhã três inundações em vias públicas no concelho e Avis, também sem gravidade, adiantou o CDOS local.
A região do Alentejo foi assolada durante a madrugada de hoje por precipitação forte, acompanhada de trovoada.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que a precipitação forte, o granizo e as trovoadas vão manter-se até sábado, devido a uma depressão centrada na região da Madeira.
Segundo a página de Internet do IM, a depressão na Madeira começou na terça-feira a afetar as condições meteorológicas no continente, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.
O IM prevê que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afetando o estado do tempo no território do continente até sábado, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas.
Esta situação meteorológica será mais intensa até quinta-feira, dia em que se prevê que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade.
O IM manteve hoje todos os distritos de Portugal sob aviso amarelo, até ao fim do dia, devido à possibilidade de ocorrência de chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada.
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro.
Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) manteve hoje sob alerta azul, até ao fim do dia, todos os distritos de Portugal continental devido à previsível ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas.
Destak.pt
----------------
No Algarve a estação de Almancil segue com 51,6mm acumulados essencialmente entre as 9h e as 11h.
A estação de turismo de Faro vai com 48,4mm.