Seguimento Sul - Maio 2011

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Mau tempo
Forte chuvada fustiga Alentejo e causa várias inundações
18 | 05 | 2011 09.54H

A forte chuvada que fustigou hoje de manhã a região do Alentejo provocou algumas inundações nas zonas de Avis, Montemor-o-Novo e Arraiolos, sobretudo em vias públicas, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros.


No distrito de Évora, os bombeiros foram chamados, ao início da manhã, para seis inundações em Montemor-o-Novo e Arraiolos, tanto em habitações, como em vias públicas, mas sem registo de quaisquer casos graves, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Mais a norte, no distrito de Portalegre, os bombeiros registaram hoje de manhã três inundações em vias públicas no concelho e Avis, também sem gravidade, adiantou o CDOS local.

A região do Alentejo foi assolada durante a madrugada de hoje por precipitação forte, acompanhada de trovoada.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que a precipitação forte, o granizo e as trovoadas vão manter-se até sábado, devido a uma depressão centrada na região da Madeira.

Segundo a página de Internet do IM, a depressão na Madeira começou na terça-feira a afetar as condições meteorológicas no continente, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.

O IM prevê que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afetando o estado do tempo no território do continente até sábado, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas.

Esta situação meteorológica será mais intensa até quinta-feira, dia em que se prevê que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade.

O IM manteve hoje todos os distritos de Portugal sob aviso amarelo, até ao fim do dia, devido à possibilidade de ocorrência de chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) manteve hoje sob alerta azul, até ao fim do dia, todos os distritos de Portugal continental devido à previsível ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas.

Destak.pt


----------------

No Algarve a estação de Almancil segue com 51,6mm acumulados essencialmente entre as 9h e as 11h.

A estação de turismo de Faro vai com 48,4mm.
 
Boas, forte chuvada desde as 10h que ainda nao parou, muita trovoada também!
 
Mau tempo em Olhão e Faro causa um ferido, inundações e cortes de estrada

A precipitação intensa que se tem registado nalguns pontos do Algarve, em especial nas cidades de Olhão e Faro, está a causar vários danos. Até ao momento há registo de um ferido grave, inundações em casas e vias públicas e estradas cortadas.

O ferido de que há registo é um homem que estava a reparar uma caixa de electricidade no momento em que esta foi atingida por um raio. O indivíduo que sofreu queimaduras de primeiro e segundos graus na cara e no braço direito está a ser assistido no Hospital de Faro.

No Aeroporto de Faro o tráfego aéreo teve de ser desviado durante cerca de hora e meia, 12 partidas e 11 chegadas foram afectadas. De acordo com as autoridades, a situação está a ser regularizada.

SIC
 
E não é só a quantidade de precipitação, mas também de descargas eléctricas. Em 12 horas, já superou as 15 mil, e só nessa célula que está agora sobre o distrito de Faro até mete medo. :shocking:

O dia ainda vai a meio. Caros amigos do Algarve, mandem também alguma coisa para cá, não fiquei com tudo. :p
 
Tráfego suspenso no Aeroporto de Faro devido ao mau tempo

O tráfego no Aeroporto de Faro encontra-se suspenso desde cerca das 10:00 devido à forte chuva que se está a abater sobre aquela zona do Algarve, disse fonte da ANA.

Segundo o porta-voz da empresa que gere os aeroportos portugueses, Rui Oliveira, os movimentos estão neste momento «parados» no Aeroporto de Faro, não havendo voos a partir ou a chegar desde cerca das 10h.

A situação vai manter-se até que o estado do tempo melhore, acrescentou a mesma fonte, estimando que a normalidade possa ser retomada perto da hora de almoço.

Várias ruas das cidades de Faro e Quarteira estão também inundadas devido à forte chuva que se está a registar sobretudo naquela zona no Algarve.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, algumas das áreas mais afectadas são a baixa de Faro, a freguesia de Montenegro, a poucos quilómetros da cidade, e Quarteira, já no concelho de Loulé.

No terreno estão já elementos da Força Operacional Conjunta (Focon) dos Bombeiros de Faro, disse à Lusa o comandante, Aníbal Silveira.

A empresa municipal responsável pela gestão de águas e resíduos (Fagar) também está a tentar resolver algumas situações, acrescentou.

Por enquanto as inundações circunscrevem-se à via pública, não havendo até às 10h30 praticamente pedidos de ajudas de habitantes, sublinhou a mesma fonte.

Ainda no Aeroporto de Faro, pelo menos uma loja teve que encerrar ao público por estar a ficar inundada, contou à Lusa um funcionário.

No Fórum Algarve, centro comercial da cidade, há registo de zonas de estacionamento e circulação pública alagadas, mas nenhuma «situação preocupante».

Segundo Carlos Costa as lojas estão todas abertas e o problema está a ser resolvido pelas equipas do centro.

Lusa/SOL
 
Ora aí está eu bem dizia para se prepararem para ficar boquiabertos...é muita precipitação!!! Acho que é o maior registo em 2 horas em Portugal neste ano hidrológico.

Já chove moderado por aqui outra vez e continua a ouvirem-se trovões a a este e sueste daqui
 
Ora aí está eu bem dizia para se prepararem para ficar boquiabertos...é muita precipitação!!! Acho que é o maior registo em 2 horas em Portugal neste ano hidrológico.

Já chove moderado por aqui outra vez e continua a ouvirem-se trovões a a este e sueste daqui

Faro já deve ter batido o recorde para precipitação máxima diária para este mês desde que há registos.
 
Faro já deve ter batido o recorde para precipitação máxima diária para este mês desde que há registos.

Se não estou em erro o recorde para o mês de Maio era de 45mm registados no dia 3 de Maio de 1996.

Hoje já deve ir nos 80mm.
 
Que grande chuvada caiu na zona do Sotavento!:surprise:
Esses 77 mm em Faro em 2 horas é obra!!

Conhecendo a cidade de Faro como conheço, devem haver muitos locais com inundações!

Por aqui o céu já está a ficar mais claro, não chove, e fiquei com um acumulado no Sitio das Fontes de 11,4mm. Bem longe dos valores do Sotavento.