Cabanas de Tavira: Fenómeno de vento extremo causa pânico
"Barcos vieram parar a terra"
Em Cabanas de Tavira, no Algarve, nunca ninguém tinha visto nada assim.
"A intensidade da chuva aumentou e surgiu tanto vento, que quatro barcos vieram parar a terra, as cadeiras voaram vários metros e os toldos do passadiço ficaram completamente destruídos", conta Ana Eugénio, do estabelecimento Trigo de Ouro.
Segundo explicou ao CM o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um "fenómeno de vento extremo" atingiu a marginal daquela localidade pelas 14h40. Trata-se de um efeito da depressão a Nordeste dos Açores, responsável pela vaga de mau tempo no País.
Segundo o IPMA, que no local do fenómeno não tem uma estação meteorológica, não é possível apurar a velocidade do vento. Contudo, Felismina Coelho, do café As Dunas, garante que foi "tão barulhento e assustador, que parecia um tremor de terra". Perdeu dez cadeiras, e até um comboio para crianças que estava à porta "andou no ar", diz.
O IPMA informa que o mau tempo se vai manter, pelo menos, até segunda-feira com especial incidência no Litoral Norte e Centro. Preveem-se aguaceiros e ventos fortes, com possibilidade de trovoada. Uma melhoria poderá acontecer na terça-feira, devendo piorar no final da semana.
Fonte: CM