(...)
Quanto ao valor de Elvas, se a minha geografia não me falha está mesmo quase na Fronteira com Espanha e numa das zonas mais secas do país.
A minha única dúvida é se passa dos 400 mm anuais ou não mas ainda não encontrei nada sem ser um mapa que aponta nessa zona com enorme imprecisão valores entre 400 a 600 mm ....
Sei que já vi para Elvas ou Serpa o valor aproximado mas não me lembro onde, existia algures neste Forum, um mapa com a climatologia de Portugal não sei de que década que tinha mas duvido muito que eu esteja muito longe desse valor !
Vá dou uma margem de erro de uns 70 mm
EDIT: Epá tens toda a razão, acho que confundi a localização de Elvas com a de Serpa, eu pensava que Elvas ficava no concelho de Beja e afinal até pertence ao concelho de Portalegre já não muito longe de Badajoz, esta Geografia anda mesmo .... mas ao menos sei que a América do Norte fica no Norte, América do Sul fica no sul, ao contrário da outra da Casa dos Segredos .... looollll
Assim sendo efectivamente e estando quase ao nível de Lisboa e depois de ter descoberto uma mapa de precipitação de Portugal efectivamente a precipitação deverá rondar entre os 500 e os 600 mm, provavelmente até terá uma média superior á de Faro.
O Interior do Distrito de Beja onde se insere Serpa, aí sim é que deve ter mais ou menos os valores que indiquei ...