Seguimento Sul - Março 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

Finalmente de regresso aos Algarves!:D

A madrugada e início da manhã foi de alguma chuva moderada a forte, com um acumulado de 7,6mm no Sítio das Fontes e 8,5mm em Silves. Não ouvi trovoada.

Neste momento não chove, mas devem vir aí mais alguns aguaceiros.

Sigo com 16,5ºC e vento fraco de SSW.

Bom dia,

Fim de madrugada e inicio de manhã com alguns aguaceiros mais fortes, e nos ultimos minutos já ouvi 3 trovões, sendo que desta vez as trovoadas parecem estar mais a norte do concelho de Faro.

No Alentejo parece que está a ser uma manhã de muita chuva, embora o radar na zona do Alentejo, pareça que tende sempre a aumentar a reflectividade face á chuva, não sei se devido á geologia da zona ou outro efeito qualquer ....

Bom depois de uma chuvada bem forte com algum granizo à mistura por volta das 9h 30 já temos sol!
Parece que já não teremos nada de especial tirando alguns aguaceiros que ainda possam cair. A partir de agora já vai ser de melhoria!

Boas, por aqui, foi uma situação quase desértica em termos de precipitação, tudo à volta acima dos 10 mm, e eu somente 5 mm, parece que é bruxaria ou mau-olhado. :angry::lmao: Parece que hoje, talvez caia mais alguma coisa mas não deve acumular muito mais que isto e trovoadas nem vê-las. :angry:

Até domingo ainda poderá chover mais alguma coisa e depois fecha a torneira, o GFS prevê já uma semana sem precipitação, querem ver que agora só chove para Outubro que vem aí o Verão. :lmao::D Tou a brincar. :lmao:

Há bastante actividade pelo Sul, e haverá mais até ao anoitecer!

Não venham com choraminguiçes:lol:

O sat está animador, excelente para o baixo Alentejo e serra Algarvia, com uma linha quase estacionaria associada á frente quente.

A sul e sudeste, varias linhas vão surgindo, algumas das quais de certeza que varrerão o Algarve com aguaceiros e trovoadas por vezes fortes, granizo e ventos por vezes fortes.

aNZGt9a.png

A depressão parece melhor organizada do que os modelos previam ontem, e mais para o meio da tarde é provavel que a frente fria consiga rodar á volta do quadrante oeste da depressão, colocando-se de frente contra o ar quente a leste, incrementando a convergencia.
Se isso suceder, é possivel que associada á frente se gere uma linha convectiva, provavelmente uma broken squall line, com células fortes a varrer especialmente ali a faixa entre o vale do Guadiana e o Sotavento.

Boas, por aqui, foi uma situação quase desértica em termos de precipitação, tudo à volta acima dos 10 mm, e eu somente 5 mm, parece que é bruxaria ou mau-olhado. :angry::lmao: Parece que hoje, talvez caia mais alguma coisa mas não deve acumular muito mais que isto e trovoadas nem vê-las. :angry:

Até domingo ainda poderá chover mais alguma coisa e depois fecha a torneira, o GFS prevê já uma semana sem precipitação, querem ver que agora só chove para Outubro que vem aí o Verão. :lmao::D Tou a brincar. :lmao:

É muito difícil termos grandes acumulados por estas bandas! Basta ver os episódios que temos que têm uma duração de horas... uma noite, uma manhã, uma tarde...vá lá que têm sido muitos e tudo junto já dá um acumulado jeitoso:) Depois no reverso da medalha temos situações convectivas que em algumas horas deixam quase o que tivemos até agora este mês:)
Agora já só espero uma Primavera convectiva, algo que não é garantido...uns anos temos, outros não...saudades daquelas trovoadas pela tarde depois de um dia quente;)
Aqui fica o link do seguimento sul num mês memorável (pelo menos para mim:D)
Código:
[URL="http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-sul-maio-2011-a-5623.html"]http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-sul-maio-2011-a-5623.html[/URL]

Há bastante actividade pelo Sul, e haverá mais até ao anoitecer!

Não venham com choraminguiçes:lol:

O sat está animador, excelente para o baixo Alentejo e serra Algarvia, com uma linha quase estacionaria associada á frente quente.

A sul e sudeste, varias linhas vão surgindo, algumas das quais de certeza que varrerão o Algarve com aguaceiros e trovoadas por vezes fortes, granizo e ventos por vezes fortes.

aNZGt9a.png

A depressão parece melhor organizada do que os modelos previam ontem, e mais para o meio da tarde é provavel que a frente fria consiga rodar á volta do quadrante oeste da depressão, colocando-se de frente contra o ar quente a leste, incrementando a convergencia.
Se isso suceder, é possivel que associada á frente se gere uma linha convectiva, provavelmente uma broken squall line, com células fortes a varrer especialmente ali a faixa entre o vale do Guadiana e o Sotavento.

Pronto vou me calar! Tinha de vir o "grande Stormy" acalmar as hostes:lmao:
Vamos lá ver o que ainda vem por aí...

É muito difícil termos grandes acumulados por estas bandas! Basta ver os episódios que temos que têm uma duração de horas... uma noite, uma manhã, uma tarde...vá lá que têm sido muitos e tudo junto já dá um acumulado jeitoso:) Depois no reverso da medalha temos situações convectivas que em algumas horas deixam quase o que tivemos até agora este mês:)
Agora já só espero uma Primavera convectiva, algo que não é garantido...uns anos temos, outros não...saudades daquelas trovoadas pela tarde depois de um dia quente;)
Aqui fica o link do seguimento sul num mês memorável (pelo menos para mim:D)
Código:
[URL="http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-sul-maio-2011-a-5623.html"]http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-sul-maio-2011-a-5623.html[/URL]

Sim, sem dúvida, o número de dias com precipitação é já elevado para o mês e o acumulado vai nos 106 mm, o ano passado neste mês tive 86 mm e caíram 62 mm no dia 30, em poucas horas choveu o que choveu durante uma semana por aqui, assim é melhor para os terrenos e ajuda a água a infiltrar-se na terra. Agora, vamos entrar numa fase mais de cut-off's e se vier alguma e ficar na posição ideal a SW do Sagres aí sim. :D

Esse mês, foi mesmo espectacular e como foi Setembro de 2008. :thumbsup:

Stormy, eu só quero uma trovoadazinha. :D

Por aqui neste momento o sol vai brilhando entre as nuvens, tenho 18,6ºC, 86% de humidade e vento moderado de SSW. Pode ser que este sol dê para aquecer um pouquinho e ajudar ao desenvolvimento de mais algumas células durante a tarde.

Manhã chuvosa por cá. :rain:

Até ao momento em dois períodos, das 07h até às 09h e depois desde as 11h até agora. Vou com um acumulado de 9mm.