Seguimento Sul - Março 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
99,4 km/h de média :shocking:

A essa hora passava lá este jet dos níveis baixos, e com estes baixos geopotenciais actuais (apenas 1250m aos 850hpa), essa corrente circula mais baixa do que normalmente. Até admira não faltar electricidade na estação.

CEBZwiS.png

Aqui em Loulé choveu bem mais que me Almancil! E é engraçado porque fica aqui a uns 5km em linha recta para sueste/sul. Claramente houve um grande efeito orográfico o que ainda assim não deixa de impressionar porque estou a apenas 180m de altitude. No meu caso não tenho dados para confirmar mas estou-me apoiando na base empírica e no registo do nosso colega amando96 que mora numa zona interior do centro Algarvio.
No entanto parece que ainda nem a meio vamos. Pelas previsões há muito mais na calha e até parece que será o litoral do sotavento o mais afectado e o Algarve no geral. Vamos ver!

Se for para chatear...vai mesmo chover! As batatas semeadas à dias já andam a nadar em água! Com uma bocado de azar apodrecem todas:(

algarvio1980 por acaso já tenho saudades delas mas não faço a miníma por onde param. Há que ter esperança que apareçam, essas e as outras de airbags ao léu:lol:

Por aqui, a tarde foi calma e aquém das expectativas. Nem 20 mm tenho, a ver se cai uma célula aqui para deixar 20 mm em 30 minutos. :D O radar apanhou chuva constipou-se e o pluviómetro da estação do Aeroporto de Faro é uma vergonha estar avariado desde do Verão e sendo estação referência com normais é a morte da estação.

A classe operária não tem dinheiro para comprar um equipamento decente de maneira que isto é tudo o mais amador possível. O cenário natural ajuda.

040320132079.jpg

040320132086.jpg

040320132088.jpg

040320132077.jpg

040320132112.jpg

Nem sabes o trabalho que dá ir até à barrinha (barra Faro-ilha da Barreta) a pé (aliás nem lá cheguei) :D... as areias vão andando e cada vez está mais longe do estacionamento do carro. Estava tudo liso por causa do vento.

Estranhamente não fui o único a ter a mesma ideia. E frio, nenhum. :cool:

Bem lá vou ter eu que ir este fim de semana ao algarve tirar umas fotos as ribeiras do sotavento que o pessoal aqui gosta de ver as coisas in loco. Espero que chova bem mais ao longo da semana.. a minha ribeira do vascão já deve fazer aquele barulho que eu tanto gosto :)

Bem lá vou ter eu que ir este fim de semana ao algarve tirar umas fotos as ribeiras do sotavento que o pessoal aqui gosta de ver as coisas in loco. Espero que chova bem mais ao longo da semana.. a minha ribeira do vascão já deve fazer aquele barulho que eu tanto gosto :)

Já deve haver muita água a descer as serras...No caldeirão o acumulado já deve de ir para cima dos 50mm e continua a chover agora em regime de aguaceiros por vezes bem fortes. Os modelos não conseguem prever com exactidão estas situações e a precipitação prevista anda muito aos saltos e sem grandes acumulados horários, ainda assim para as próximas 36h há muita precipitação prevista um pouco por todo o Algarve.
Pela experiência que tive agora de um aguaceiro bastante intenso que durou cerca de 10min os acumulados podem disparar bastante em algumas zonas. Uma zona que leve com 2 ou 3 células destas ou até mais fortes pode ter grandes acumulados.

Só animação aí para o Sul, pelas imagens de radar tem células bastante boas para verem trovoada.

far1303042040301.jpg

:semfotos:
:semfotos: