Seguimento Sul - Novembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas, por aqui, céu nublado e alguma chuva miudinha que mal molha o chão.:disgust:

Máxima: 19.6ºC
mínima: 12.8ºC
actual: 17.1ºC

Levo 0 mm e assim deve ser.:disgust: Faro e Olhão tem um escudo impenetrável.:angry:

É impressão minha ou o penico do Algarve já se começa a destacar!
Realmente quando se desce de Loulé para Faro parece que há uma parede a meio que não deixa passar nada.
Há 3 horas que chove e continua...tenho a janela virada a sul e sente-se aquele vento característico que puxa "água".
Aposto nos quase 20mm acumulados no final deste evento. Pena como já disse não poder medi-la! Venha:rain:

Boas, por aqui, céu nublado e alguma chuva miudinha que mal molha o chão.:disgust:

Máxima: 19.6ºC
mínima: 12.8ºC
actual: 17.1ºC

Levo 0 mm e assim deve ser.:disgust: Faro e Olhão tem um escudo impenetrável.:angry:

Tem sido só chuva miudinha mas nesta ultima meia hora até choveu qualquer coisa, talvez chegue aos 5mm. Já é uma vitória!

De acordo com o radar a maioria da precipitação está a cair no mar e vai entrar pelo vale do Guadalquivir... mais uma vez, (quase) tudo ao lado :angry:

Bom dia,

Ontem terminei o dia com 4,8mm acumulados.
Esta noite apenas acumulou 0,2mm. Por agora, o céu está muito nublado, sigo com 15,9ºC e 93% de humidade, não chove e não deverá chover mais durante o dia de hoje. O vento está com uma velocidade média na ordem dos 26km/hora.

Tem sido só chuva miudinha mas nesta ultima meia hora até choveu qualquer coisa, talvez chegue aos 5mm. Já é uma vitória!

Nessa meia-hora choveu bem, registei 3 mm, depois durante a noite mais alguns aguaceiros que contabilizaram ao todo 5 mm, era dentro dos valores que davam os modelos.:D

Não falhei muito! :D
Sempre é melhor que nada... :thumbsup:
Ontem por volta da 01h formou-se uma célula mesmo junto à costa sotavento, mas dado o fluxo de W, não teve qualquer efeito cá.
Quanto às serras, já é de há muito conhecida essa discrepância com o litoral. Água não falta em Monquiche! ;)
Hoje já não deve chover, e é preocupante ver a situaçao do fim de semana, é SEMPRE a tirar, se chover mais 10mm até ao fim do mês fico surpreendido.
Destaque para a mínima do aeroporto, 17ºC :hehe:
Neste momento 19ºC com vento moderado de WNW e céu muito nublado com algumas abertas.

Não falhei muito! :D
Sempre é melhor que nada... :thumbsup:
Ontem por volta da 01h formou-se uma célula mesmo junto à costa sotavento, mas dado o fluxo de W, não teve qualquer efeito cá.
Quanto às serras, já é de há muito conhecida essa discrepância com o litoral. Água não falta em Monquiche! ;)
Hoje já não deve chover, e é preocupante ver a situaçao do fim de semana, é SEMPRE a tirar, se chover mais 10mm até ao fim do mês fico surpreendido.
Destaque para a mínima do aeroporto, 17ºC :hehe:
Neste momento 19ºC com vento moderado de WNW e céu muito nublado com algumas abertas.

O Outono climático (1 de Setembro a 30 de Novembro) posso afirmar que vamos acabar com o 2º pior Outono desde 1980 até agora, o 1º foi em 1981 nesse Outono choveu 21 mm, neste momento, levo 19 mm, portanto como deve chover mais alguma coisa até ao final do mês, deve ficar-se pelo 2º Outono mais seco desde de 1980. A única esperança será Dezembro, se não chover neste mês que é o mais chuvoso no Algarve, duvido que Janeiro e Fevereiro surpreenda-me. Estes dados são referentes à estação de Quelfes (Inag) e a minha nos dados deste ano, devido à proximidade de menos de 3 kms em relação a esta estação.

Por aqui, dia de céu nublado com algumas abertas, e sigo com 19.2ºC.

Grande novidade .....
Era obvio que não ia chover nada de jeito mas pelo menos ja temos o valor de Outubro: 11 mm ...

Em relação aos proximos dias como eu disse isto é sempre a tirar !!
É como os modelos depois do dia 30, é sempre a tirar !!
Se até ao fim do mês cair no litoral algarvio uns 10 ou 15 mm é uma sorte !!

Não têm esperanças de alguma chuva para Dezembro, Janeiro e Fevereiro?

Claro que sim! Dificilmente esses 3 meses serão como Outubro e Novembro, a situação tornar-se-ia gravissima. A dinâmica climática é uma situação muito peculiar e imprevisível, mas geralmente as coisas acabam por se equilibrar mais cedo ou mais tarde.
A verdade é que há muito tempo que não chove a sério, e estes 2 meses têm sido desastrosos. É natural que haja entre os membros do fórum que experienciam esta situação uma certa "revolta" e impaciência. É que desde Setembro que foi sempre a tirar, mas sempre! Todos os eventos foram sobremodelados até cerca de 1-2 dias.
Mas como já disse noutro tópico, esperança há sempre, isto tem de equilibrar de alguma maneira. E digo mais: temo que, quando vier uma mudança, seja excessiva e possa causar danos nas zonas susceptíveis. Claro que vai ser bem vinda para repor o nível de água nos solos.
Esta é a minha opinião quanto à situação de seca que se vive no sotavento. :thumbsup: