Hoje andei pelas estradas de Coruche - Aviz - Nisa, ida e volta. Constato que choveu um pouco durante a manhã (chuva fraca), mas de forma contínua, pelo menos durante o meu trajecto de Pavia a Nisa. Praticamente não houve paragens e a precipitação intensificou-se a meio do dia (cerca das 12:30), apenas tendo abrandado por volta das 14:30/15h. Pouco depois arranquei de regresso a Lisboa e voltei a apanhar chuva contínua, por vezes forte, entre o Crato e Alcochete, cerca de 1h30 a 2h. Só praticamente a chegar a Lisboa é que deixei de apanhar chuva.
Pude conferir o histórico do radar de hoje que confirma estes apontamentos, inclusive a interrupção ao início da tarde.
Relativamente a precipitação localmente muito intensa, nada posso dizer, mas aquela a que assisti foi considerável.
Um apontamento mais: encontrei o solo no meu sítio (Nisa) de modo nenhum saturado (apesar de já irmos com um mês de instabilidade e alguns episódios de chuva) mas o nível freático já bastante elevado em comparação com o Verão (verificado no poço). Já a barragem do Maranhão continua a um nível impressionante de tão baixo... via-se o curso original da ribeira de Seda e só a jusante de Benavila começava a haver alguma acumulação; a seca dura há tanto tempo que já havia vegetação a crescer nas superfícies que normamenente se encontram sob muitos metros de água.