Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas, por aqui vento forte com rajadas muito fortes, já á muito tempo que não assistia a uma ventania destas! :D
Vamos continuar a seguir para ver o que ocorre durante a madrugada/inicio de manhã de Quinta-Feira..

Vai á praia sacar fotos..deve estar um mar de vento brutal!

Stormy, para sacar boas fotos, só se apanhasse o barco para as ilhas, na Ilha da Fuzeta deve estar brutal, por enquanto ainda tenho as ilhas na frente, a praia de Faro não é a mais ideal, visto estar sueste.

Stormy, concordo contigo, o GFS e o Hirlam colocam mais precipitação, a partir da meia-noite, diria que o pico pode ser entre as 3h da manhã e até ao meio-dia sensivelmente.

Bom, por aqui, passou uma mini celulazinha, que deixou 2 mm e uma ventania dos diabos. Tal como o meu vizinho Stormm disse.

Sigo com uns amenos 19.0ºC e levo 16 mm acumulados até agora, a ver se é desta que faz trovoada esta noite, já nem sei o que isso é. :lol::D

Basicamente não se passa nada porque existe um enorme apagão pelo menos na cidade de Faro vai para mais de uma hora...:cold:

Basicamente não se passa nada porque existe um enorme apagão pelo menos na cidade de Faro vai para mais de uma hora...:cold:

Assim é que é, no mês passado foi Olhão, desta vez é Faro, parece-me justo, ainda para melhor em hora de ponta. :lol:

Vai chovendo moderado agora! Chuva certinha daquela que entra bem na terra.

Hoje o dia foi marcado por alguns períodos de chuva mais intensa e constante durante a manhã. Na serra do Caldeirão choveu bastante com muito nevoeiro e a partir do final da manhã levantou-se vento constante e forte nos topos da serra.
As eólicas que trabalharam estavam na sua capacidade máxima:thumbsup: 2,3 MW constantes durante várias horas multiplicado por umas 20 torres:)
As ribeiras vão correndo limpas e já há cascatas de água um pouco por toda a serra. Um autêntico Gerês!

Por aqui, sigo com chuva fraca e levo 17 mm.

Hoje andei pelas estradas de Coruche - Aviz - Nisa, ida e volta. Constato que choveu um pouco durante a manhã (chuva fraca), mas de forma contínua, pelo menos durante o meu trajecto de Pavia a Nisa. Praticamente não houve paragens e a precipitação intensificou-se a meio do dia (cerca das 12:30), apenas tendo abrandado por volta das 14:30/15h. Pouco depois arranquei de regresso a Lisboa e voltei a apanhar chuva contínua, por vezes forte, entre o Crato e Alcochete, cerca de 1h30 a 2h. Só praticamente a chegar a Lisboa é que deixei de apanhar chuva.

Pude conferir o histórico do radar de hoje que confirma estes apontamentos, inclusive a interrupção ao início da tarde.

Relativamente a precipitação localmente muito intensa, nada posso dizer, mas aquela a que assisti foi considerável.

Um apontamento mais: encontrei o solo no meu sítio (Nisa) de modo nenhum saturado (apesar de já irmos com um mês de instabilidade e alguns episódios de chuva) mas o nível freático já bastante elevado em comparação com o Verão (verificado no poço). Já a barragem do Maranhão continua a um nível impressionante de tão baixo... via-se o curso original da ribeira de Seda e só a jusante de Benavila começava a haver alguma acumulação; a seca dura há tanto tempo que já havia vegetação a crescer nas superfícies que normamenente se encontram sob muitos metros de água.

Em Faro, chove forte segundo a estação de turismo, que segue já com 32.4 mm, a 10 kms sigo com apenas 17 mm e pelo radar parece-me que Faro vai levar com tudo com aquela linha de instabilidade que se está a criar, e eu a ver passar o padeiro. :lmao::angry:

Ligaram a luz agora e deixaram-me chegar à civilização...

Devemos acabar o dia com mais de 40mm. Neste momento não chove. :unsure: