Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Actividade convectiva a surgir a S...começará daqui a pouco tempo o periodo mais activo, que deverá durar até amanhã ao meio do dia..

Relembro que seria sempre porreiro irem tirando fotos, fazendo videos, e reportando aquilo que se passar que vos suscite mais atenção...:)

Sigam algumas dicas para impedir que haja problemas....retirar objectos que estejam pendurados, fechar os estores..dicas simples para manter a segurança de todos e poupar dinheiro..

Está a acontecer do lado de Loulé... ouvem-se trovoadas ao longe e avistam-se os relâmpagos mas é distante. Já parou de chover.

Afinal esta primeira célula entrou na zona de Vilamoura, mas o sistema tem boa dimensão e está a regenerar-se com trovoada bem audível daqui, não tarda vai pairar sobre a Ilha do Farol. Esta noite vai ser a lotaria, mas certamente vai haver bons registos em todo o sotavento. Impressionante a intensidade da célula que está a entrar para Tarifa (Estreito de Gibraltar), aquela zona do Golfo da Cadiz é um privilégio em termos de convecção, sistematicamente a zona mais favorecida. Ainda no evento de final de Outubro, a pequena localidade costeira de El Palmar (sul de Cádiz, perto de Canos de Meca) recebeu num dia mais que 160mm de precipitação, grande parte dela de madrugada/manhã, provocando extensos danos bastante localizados.

As células em Cadiz são concerteza severas...já houve umas 3 ou 4 muito importantes, com cores de reflectividade muito elevados..

Possivelmente com granizo ou rain rates instantaneos da ordem dos 250 a 350mm/h e ventos fortes...

Esta noite teremos de tomar em atenção a possibilidade de surgirem células desse grau de actividade mesmo pelo Sotavento...

PS: Aquela ultima célula perto de Cadiz parece ter uma assinatura em bow-echo...sinal de ventos bem fortes...

PS: A tal célula mantem a assinatura em arco ( bow echo) e o sat denota bem um movimento á direita do sentido geral do movimento ( storm split), tipicamente vemos isto em supercélulas...aquela célula a SW de Cadiz deve ser bem severa!

As células em Cadiz são concerteza severas...já houve umas 3 ou 4 muito importantes, com cores de reflectividade muito elevados..

Possivelmente com granizo ou rain rates instantaneos da ordem dos 250 a 350mm/h e ventos fortes...

Esta noite teremos de tomar em atenção a possibilidade de surgirem células desse grau de actividade mesmo pelo Sotavento...

PS: Aquela ultima célula perto de Cadiz parece ter uma assinatura em bow-echo...sinal de ventos bem fortes...

PS: A tal célula mantem a assinatura em arco ( bow echo) e o sat denota bem um movimento á direita do sentido geral do movimento ( storm split), tipicamente vemos isto em supercélulas...aquela célula a SW de Cadiz deve ser bem severa!

A célula que passou aqui, não sei exactamente onde, acho que estava a norte de Loulé:huh: tinha uma actividade eléctrica bastante forte! Relâmpagos enormes e com boa cadência. Comecei a ver os relâmpagos em Faro mas não era a audível a trovoada e penso que era a Norte/Noroeste de Faro. Bom analisando as imagens de radar há uma célula bem grande a atingir o centro do Algarve e com ponto vermelho na região de Alte/Messines/São Marcos da Serra. Parece-me ser uma trovoada severa!

A célula que passou aqui, não sei exactamente onde, acho que estava a norte de Loulé:huh: tinha uma actividade eléctrica bastante forte! Relâmpagos enormes e com boa cadência. Comecei a ver os relâmpagos em Faro mas não era a audível a trovoada e penso que era a Norte/Noroeste de Faro. Bom analisando as imagens de radar há uma célula bem grande a atingir o centro do Algarve e com ponto vermelho na região de Alte/Messines/São Marcos da Serra. Parece-me ser uma trovoada severa!

O radar do IM não tem resolução para fazermos afirmações categóricas acerca das células serem ou não severas.

A de Cadiz, por ser grande consegue-se detectar alguma assinatura...mas mesmo assim é vago e complicadissimo de confirmar.

O ponto vermelho em Messines é demasiado pequeno para se perceber qualquer tipo de assinatura...

Com a imagem de pouca resolução que o IM nos dá ou tens uma célula bem grande ( como no caso de cadiz) em que consegues ver alguns detalhes que depois podes usar para supor a existencia de alguma severidade, ou então basicamente tens de ter atenção aos pontos mais vermelhos e pronto...genericamente dizer que aquilo é capaz de dar alguma chuvada forte ou vento...

É uma chatisse o IM não nos dar um radar com resolução melhor:(