Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Máxima quente de 18,6ºC com humidade até alta. Vento moderado durante a tarde, rajada máxima de 45,4 km/h.
Agora sigo com 16,3ºC e 72%, nuvens altas, que proporciona este cenário...

DSC01996_res.jpg

DSC01994_res.jpg

Caiu um aguaceiro forte mas de curta duração aqui em Lagoa. Destaque para a chegada da linha de instabilidade, que trazia associada fortes correntes ascendentes, pois eram perfeitamente visíveis os updrafts na frente da linha, e com alguma rotação também bem visível.:D

Boas, por aqui, caiu umas pingas, mas de assinalar, o vento que se fez sentir com rajadas muito fortes, por volta das 14h10m. :shocking:

Caiu um aguaceiro forte mas de curta duração aqui em Lagoa. Destaque para a chegada da linha de instabilidade, que trazia associada fortes correntes ascendentes, pois eram perfeitamente visíveis os updrafts na frente da linha, e com alguma rotação também bem visível.:D

O tipo de coisa que pode dar em rajadas de vento fortes...não só os updrafts assim fortes como tambem os downdrafts que veem atras.

Eu na minha modesta opinião acho que hoje o Algarve não terá assim muita actividade hoje, pois os modelos e as observações de radar apontam para células de topos baixos ( low topped cells) que são geralmente menos capazes de gerar situações severas.

Amanhã já é diferente...amanhã são possiveis células bem fortes em toda a metade sul do pais e em alguns pontos do litoral centro/NW...mas especialmente na faixa litoral a sul de Lisboa a coisa poderá ser mais interessante:thumbsup:

Olhando a alguns modelos dá-me a ideia que esta frente ou linha de instabilidade poderá ficar estática na zona central do Algarve antes da chegada da nova massa de instabilidade amanhã mais pela tarde, embora os modelos nas ultimas horas tem começado a dar forte instabilidade logo pela manhã no litoral sul (inclusive litoral algarvio).
As trovoadas chegariam a partir do inicio da manhã de amanhã !

Por agora sigo com chuva moderada, e a espaços muito curtos forte !

Parece que há células em formação no mar que atingirão terra ainda esta noite/madrugada. Entretanto não para de chover de forma moderada e contínua por vezes mais intensamente. Os terrenos já estão a ensopar!