Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por cá vento ainda forte, constante, com rajadas. A situação no Algarve foi mesmo de loucos hoje, o filme está brutal num sentido não pejorativo (de meteolouquisse e respeito), muita força a todos os afetados pelo tornado. Esse vídeo é provavelmente o melhor que temos em Portugal.

Imagens muitíssimo bem apanhadas! dá-me pena que quem as gravou pouco ou nenhum mérito recebe depois de arriscar bastante para as obter, isto de mau tempo é uma boa oportunidade dos jornais pedirem imagens de borla e todos enviam.

Eu não sei quanto a vocês mas eu acho a natureza espectacular!
A homem só resta usar a inteligência para se precaver e aprender com os erros. Em último caso tem respeitar a sua vontade. Por exemplo metam um F5 a atravessar Silves e simplesmente esta era riscada do mapa.

Com respeito por quem perdeu bens e viu a a sua vida afectada no dia de hoje mas tem sido um dia extasiante para os "meteoloucos" assim como eu.

Se fosse aqui em Olhão, não sei como ficaria a cidade. Eu quando era puto de uns 13 ou 14 anos, vim um tornado e foi medronho, talvez um F1 na altura, derrubou muros, levou telhados, voaram galinhas, derrubaram postes de electricidade e telefone. Mas o cenário que vi hoje na zona de Silves/Lagoa é para mim algo surreal.

O meu blogue hoje, teve uma visibilidade que nunca tinha tido antes, mais de 2800 visitas, tendo 755 visitas, na hora seguinte ao tornado. Recebi n e-mails a darem-me os parabéns pelo excelente blogue, hoje para mim, apesar de estar triste com os prejuízos e os danos que causou, não deixo de ficar fascinado, pela força da natureza e ela sabe surpreender-nos.

Esta manhã tudo mais calmo com alguns aguaceiros esporádicos e algums períodos de sol. Uma boa manhã de Sábado e óptima aqui para o mercado de Loulé:thumbsup:
O vento está de sudoeste e já não há tanta energia na atmosfera por isso agora será tudo mais calmo.

Estremoz: tempo tempestuoso. Chuva moderada a forte durante toda a manhã. Neste momento 1004 hPa e 12,8 ºC.

O deslocamento do centro de baixas pressões que agora estará centrado sobre Setúbal intensificou a precipitação no Alentejo. É esperado que o centro de baixas pressões continue o seu deslocamento para leste/sueste, pelo que ainda teremos algumas horas de chuva intensa pelo Alto Alentejo/Ribatejo/Beira interior e Trás - os - Montes.

A melhoria do tempo já começou no Algarve (já passou para sector de ar frio, portanto para o regime de aguaceiros, menos frequentes, alternando já com períodos de sol) e vai estendendo-se progressivamente para norte ao longo da manhã e da tarde.

Mas atenção que este ar frio pode ser propício a fenómenos convectivos extremos, pelo que até ao final da tarde ainda existem condições para a ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões do sul, porque a troposfera ainda está muito instável.

Muito bem as previsões do Instituto de Meteorologia, nomeadamente os alertas colocados por precipitação.

Que escuridão a norte. :shocking: Aqui, o vento tem vindo a aumentar de intensidade e parece que dentro de pouco tempo vai chover.