Essa célula foi até V.R.S.António eu estive la até cerca das 14h e choveu tanto que o parque de estacionamento do Pingo Doce ficou literalmente submerso... Aqui em Giões(Alcoutim) é que pouco choveu, as ribeiras estão sequinhas!! ai ai....
Pois isso é o que eu temia! Há uma faixa do sueste aletenjano/nordeste Algarvio que tem estado praticamente de fora todos os eventos. Apesar de ter chovido sempre em todos os eventos esta zona tem levado o que se chama de "rega" , ou seja 5/10mm de cada vez e pouco mais.
A ribeira do Vascão, Foupana e Odeleite, os "rios" selvagens Algarvios praticamente nem pegos de água têm depois de um ano de seca extrema.
A ribeira de Odeleite, recordo-me que praticamente não secava nas zonas mais a montante na serra do Caldeirão, em que mantinha grandes pegos de água, e que por ser uma zona pluviosa era das primeiras ribeiras a correr, logo em Outubro.
Ontem ainda estava sequíssima. Esperemos que chova bem esta noite nas nossas serras e no Algarve/ Alentejo em geral.
Pois isso é o que eu temia! Há uma faixa do sueste aletenjano/nordeste Algarvio que tem estado praticamente de fora todos os eventos. Apesar de ter chovido sempre em todos os eventos esta zona tem levado o que se chama de "rega" , ou seja 5/10mm de cada vez e pouco mais.
A ribeira do Vascão, Foupana e Odeleite, os "rios" selvagens Algarvios praticamente nem pegos de água têm depois de um ano de seca extrema.
A ribeira de Odeleite, recordo-me que praticamente não secava nas zonas mais a montante na serra do Caldeirão, em que mantinha grandes pegos de água, e que por ser uma zona pluviosa era das primeiras ribeiras a correr, logo em Outubro.
Ontem ainda estava sequíssima. Esperemos que chova bem esta noite nas nossas serras e no Algarve/ Alentejo em geral.
Sim isso é verdade, as ribeiras que mencionaste costumam manter a água durante todo o ano nas zonas mais húmidas da serra, embora durante o Verão deixem de correr e fiquem apenas com pegos. A Ribeira do Beliche, por exemplo, costuma manter água até entrar no concelho de Castro Marim, depois de passar a aldeia do Pego dos Negros a altitude diminui, a paisagem fica gradualmente mais árida até à foz, o que denota alterações climáticas motivadas pela orientação do relevo. O mesmo sucede com a ribeira de Odeleite quando entra no concelho de Castro Marim.
Contra as minhas melhores espectativas e a pensar que a chover bem ia ser de madrugada eis que começa a cair forte em Giões(Alcoutim) e o algarve está a ser todo bem regado! acho que vou passar a noite a olhar pra ribeira a espera de uma enchurrada.. ehehe
Parecia que vinha tudo abaixo com a água afinal ... chegou a terra, evaporou-se tudo .... bahhhh !