Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
E o prémio vai...para Espanha mais uma vez! Daqui a pouco Sevilha é a Galiza:lmao:
Temos de começar a povoar esta zona com cactos do Arizona e do Nevada, devem de se dar lindamente:lol:

Em determinado tipo de eventos a orientação da linha costeira favorece-os! Não diria tanto Sevilha, mas mais Cádis ou Ceuta! Abaixo do Guadalquivir as médias até são mais altas nas cidades costeiras, por comparação com a costa algarvia. Tudo se deve à orientação da linha costeira e do relevo nessa zona. Mas também há eventos em que o Algarce sai favorecido.

Em determinado tipo de eventos a orientação da linha costeira favorece-os! Não diria tanto Sevilha, mas mais Cádis ou Ceuta! Abaixo do Guadalquivir as médias até são mais altas nas cidades costeiras, por comparação com a costa algarvia. Tudo se deve à orientação da linha costeira e do relevo nessa zona. Mas também há eventos em que o Algarce sai favorecido.
Sim tens razão mas acho que de um modo geral as regiões para lá do Guadiana têm tido mais precipitação neste Outono do aqui por estas bandas.
Acho que o grande factor tem sido a progressão da precipitação que tem vindo de oeste, daí a linha do litoral ter visto mais alguma coisa com a aproximação de algumas células. Penso que as serras do interior tem algo a ver com isto, uma vez que têm passado linhas de instabilidade no litoral sul e depois um pouco mais a Norte já no Alentejo. Basicamente o que quero dizer com isto é que as linhas a entrarem de oeste chocam com a serra de Monchique e dividem-se em dois uma para Norte e outra para Sul. Não sei mas parece-me plausível:p
Se a precipitação entrasse de Sudoeste/Sul aí a conversa era outra.

Bom dia,

Por cá o dia amanheceu com chuva. Por volta das 09h00/09h30 caiu um bom aguaceiro aqui em Silves, acompanhado de alguns trovões. Pelo radar viu-se que a precipitação mais intensa passou a sul, a zona mais no litoral deve ter apanhado com chuva muito forte.

No Sitio das Fontes o acumulado está nos 6mm e em Silves tenho 5mm.

15mm com trovoada entre as 7 e as 9 da manhã... está a recomeçar de novo...

obssuperficie140000789p.png

Faro com mais de 50 mm em 3 dias o que corresponde a 57% do valor mensal... e voltar a chover bem ainda esta manhã por lá... :)

obssuperficie140000554p.png

Tem chovido muito por aqui e ao que parece também nas regiões central e Norte do concelho de Loulé. Já deve haver alguma água a descer as montanhas! Vai ser daquelas cheias bem turvas e com muitos detritos à mistura! Talvez a primeira desde há mais de um ano.
Não sei mas, mais logo tentarei fazer a reportagem quando for à serra ajudar a minha avó a tirar o motor que está bem lá no fundo da barragem(de tão vazia que está). A ver se o dito não se afoga antes de eu lá chegar:D

Por aqui, já ouvi 2 trovões ao longe e não chove neste momento. De assinalar, só o vento que sopra por vezes com rajadas. A ver se não passa tudo ao lado de Olhão. :angry::angry: