Seguimento Sul - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Vídeo de uma das trovoadas que se abateu esta tarde em Serpa!
Relâmpagos visíveis aos minutos 1:58; 3:36; 6:07; 9:39

:thumbsup: E uma chuveirada o tempo todo! Há mais descargas visíveis:

aos 5:02; 7:23 (com o que parece ser um raio horizontal do lado direito); 8:29; 11:08; 12:32; 14:08; etc

As descargas do vídeo estão praticamente todas aqui:
Antes das 16:59 (relógio no vídeo)
BD2ehQ4.jpg

Depois das 17:00
0MJunqD.jpg

Última edição:
Com esse valor penso que está atingido o acumulado normal de Novembro ou perto disso. Mas ainda vai chover mais, em princípio 28,29.

Não posso concordar... A normal climatológica 81-2000 para Beja e para o mês de novembro é 76,5mm. Serpa não deverá andar muito longe deste valor. Assim, os 29,7mm de hoje correspondem a cerca de 39% do valor da normal climatológica. O que não deixa de ser bastante relevante, tendo em conta que é um valor de precipitação que ocorreu em cerca de 3 ou 4 horas! :rain:

Estive fora por umas horas e só posso testemunhar a grande carga de água que caiu em boliqueime por volta das 7 da noite. A EN125 com muita água e alguma lama entre boliqueime e loulé/quarteira.

Bastante trovoada também.

tanto que choveu que o jogo que queria ver só se jogou os primeiros 8 minutos pois começou a cair água do tecto do pequeno pavilhão.

Por aqui, vai chovendo e sigo com 17 mm. :D

Não posso concordar... A normal climatológica 81-2000 para Beja e para o mês de novembro é 76,5mm. Serpa não deverá andar muito longe deste valor. Assim, os 29,7mm de hoje correspondem a cerca de 39% do valor da normal climatológica. O que não deixa de ser bastante relevante, tendo em conta que é um valor de precipitação que ocorreu em cerca de 3 ou 4 horas! :rain:

Precisamente, mas eu referia-me ao acumulado do mês, isto é, o que já caíu antes com mais o que caíu hoje, expus mal, peço desculpa. Isto porque me lembrei que tinhas dito antes da chuvada de hoje que só tinhas acumulado em Novembro cerca de 30mm. ;)

Corrijo: foi o MeteoAlentejo quem referiu os 30mm.

Em Évora parou. O céu encontra-se limpo e consegue-se ver bastante bem as estrelas. Relativamente às DEA, acho estranho mesmo não aparecerem todas como vi hoje perto de Barrancos. Algo que a Vamm também já tinha reportado por aqui

Em Évora parou. O céu encontra-se limpo e consegue-se ver bastante bem as estrelas. Relativamente às DEA, acho estranho mesmo não aparecerem todas como vi hoje perto de Barrancos. Algo que a Vamm também já tinha reportado por aqui

Aqui pela zona da grande Lisboa já não achamos estranho porque a taxa de descargas omissas é enorme, mais de metade por vezes não parece registada.

Vai ser intenso:

96qyIdS.jpg

Montegordo? Tavira?

Atenção, que vai virar mais para sueste/leste, logo não descarto a hipótese que chegue até Olhão/Faro, esta zona aqui é bastante favorável a entradas dessas.

Sigo, já com 19 mm e continua a chover, o vento é quase nulo de nordeste.