Seguimento Sul - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bem oh Gil tu mete uns taipais nas portas pa! isso ai pro algarve está agreste!
Já estou em Lisboa, não posso fazer muito... Mas com o que vejo pelo radar o cenário de 2011 está próximo de se realizar, mas desta vez de noite...

Aqui Gil_Algarvio. Foi a questão que deixei no ar. Como é que era possível chover 19mm e não existir vento.
Está a chover em Évora? Agora é que tramaste, vejo o radar totalmente transparente ai!

As células parecem desgarradas do rebanho mais a sul:
dKX6qzK.jpg

ueSjTBE.jpg

não consigo entender o movimento daquela mancha no radar... aparentemente parece que estava a entrar por VRSA-Huelva... agora parece rodar e voltar a entrar no Algarve de novo.

Teremos o centro da depressão centrado perto de sagres?

Não está a chover cá pá. LOL O outro user é que disse que estava a chover na zona dele e já contava com 19mm e em que não havia vento

Ahh bom!!
Já na terça e quarta quanto choveu a valer em Lisboa o vento era nulo ou quase inexistente.
Neste caso penso ser pela proximidade ao centro de baixas pressões, e pelo baixo cavamento do mesmo. Penso que o vento só aparecerá em casos pontuais ligados a células mais intensas.

não consigo entender o movimento daquela mancha no radar... aparentemente parece que estava a entrar por VRSA-Huelva... agora parece rodar e voltar a entrar no Algarve de novo.

Pelo Sat24 e radar parece-me nitidamente que sim, e ao observar os dados das estações também.
Parece-me assim que o Algarve vai ser o mais afectado esta noite!

Penso que o centro de baixas pressões está S/SSW de faro:
45s9bPG.jpg

Pela animação radar/ satélite estará neste momento a sul de Lagos, quase na posição dessa carta.

Não, corrijo, ainda a sul de Sagres, sul-sudoeste. O radar é mais difícil de interpretar porque as manchas de precipitação evoluem.

Boa noite :D

Este fim-de-semana vim a casa, não tive muito tempo para vir aqui.
Ontem, na minha zona, de manhã o céu estava mais ou menos nublado, depois fechou-se, estava completamente sereno e para o lado da noite começou a chover, parava e voltava.
Hoje de manhã, estava céu nublado e nevoeiro. Fui a Santiago do Cacém, por lá estava tudo na mesma, menos o nevoeiro que já não havia. Na volta, segui em direcção a Vila Nova de Milfontes, apanhei alguns chuviscos no caminho (eram 13h), mas nada de especial. Pelas 15h começou a chover bastante, com muito vento e ficou quase de noite. Segui para casa, ainda chovia pouco, uma pinga aqui e outra ali. Mas a partir das 16h começou a ficar de noite, completamente, e das 17h às 22h30 choveu muito, sem parar, com tanto vento que a chuva era horizontal. As estradas estão cheias de lençóis-de-água, as terras já não suportam mais água... um dia péssimo.
Trovoada, zero. Na zona de Ourique também não houve nada. Mas já vi que foi um dia cheio de emoção :P

• Gosto
Reactions: StormRic
Já estou em Lisboa. A viagem Évora - Lisboa demorou imenso tempo, incrível como só parou de chover ao chegar ao fim da Ponte Vasco da Gama, já próximo de Sacavém, de resto a chuva não deu tréguas a viagem toda.
Ainda consegui avistar uns 3 flashes poderosos entre Évora e Montemor-o-Novo.

O pessoal do interior e Sotavento Algarvio hoje tirou a barriga da miséria:

E os nuestros hermanos da Extremadura Sul e Andaluzia Oeste nem se fala... :D

• Gosto
Reactions: vamm