Seguimento Sul - Novembro 2014

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
  • Gosto
Reactions: celsomartins84
Informação especial
Assunto: Situação de vento forte na Praia de Faro


No período 3-4UTC de hoje, dia 11 de novembro, foi relatado um episódio de vento forte na região ocidental da Praia de Faro, durante o qual se verificou alguma destruição. Naquele período uma superfície frontal fria bastante ativa afetava a região de Faro, no seu deslocamento para Este. A análise das observações do radar Doppler de Loulé/Cavalos do Caldeirão não permitiu identificar qualquer estrutura convectiva causadora de fenómeno do tipo tornado na região. Permitiu, entretanto, identificar em diversas áreas do sul ( não apenas na da Praia de Faro) assinaturas de vento forte em níveis relativamente baixos.
A presença de um escoamento muito intenso associado a esta perturbação frontal foi, provavelmente, a causa indireta do episódio relatado. A dinâmica própria das células convectivas, integradas na perturbação frontal e que causavam aguaceiros fortes à sua passagem, terá contribuído para o transporte de parcelas de vento forte desde os referidos níveis até à própria superfície, causando assim o episódio relatado.

Data de edição: 2014-11-11 15:14:52

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/
 
Evento significativo de chuva à passagem do sistema frontal de ontem.
Penso que passou despercebido aqui e felizmente que não houve notícias relacionadas, mas foi na verdade o mais intenso de todo o território, mostra o potencial que a frente adquiriu e a justificar plenamente os avisos laranja.
bXNm6VW.jpg

7aeEKsz.jpg
8tawkCN.jpg

ivt08oH.jpg
AMGpsUV.jpg


T8vxI8t.jpg

FV5DYUs.jpg
Sjxt4TK.jpg

NTQlyDl.jpg
 
Última edição:
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas, a madrugada foi de chuva e vento forte principalmente à passagem da frente.

Máxima: 20.3ºC
mínima: 15.2ºC
actual. 16.7ºC

Precipitação: 12 mm
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Incluí na mensagem anterior mais informação de imagens obtidas na página do IPMA: radar, gráficos e satélite.

Pela análise detalhada das imagens de radar pode-se inferir que Alvalade e Beja não foram provavelmente os locais em que o acumulado da precipitação foi mais elevado ou a intensidade maior. A noroeste de Alvalade por exemplo é possível que os valores registados para estas duas estações tenham sido ultrapassados; também numa faixa mais a sul e até entre as duas estações. Marcante na imagem de satélite é a estrutura da cobertura nublosa em dois padrões cruzados: aos níveis baixos alinhamentos SW-NE e aos níveis altos ondulações alinhadas segundo a direcção praticamente em ângulo recto com a primeira, NW-SE.

Dos gráficos pode-se concluir que estes máximos horários de precipitação não coincidiram com a passagem das frentes, não há quebra na temperatura ou outro parâmetro, apenas se nota um mínimo na intensidade do vento. Aliás, a essa hora, a situação sinóptica localizava o ponto triplo e qualquer umas das frentes ainda a noroeste desta zona:
F51KzKX.gif
 
Última edição:
Tempo de gripes e constipações, é o que tenho para dizer :lol:
Céu nublado, quando aparece o sol é quente como tudo e não está frio como ontem e nos dias anteriores. Talvez mais daqui a pouco arrefeça, mas por agora estamos com 20º C, pouco mais ou menos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic