Seguimento Sul - Outubro 2012

Neste momento a célula está a passar, esperemos que a outra também venha para aqui, mas parece ser menos intensa e deslocar-se mais para o interior algarvio.

Em todo o litoral oeste a sul de Lisboa crescem claramente topos de nuvens, e por isso dentro de 1 hora deve começar a chover em todo o litoral entre Lisboa e Sagres !

Está a abrandar por momentos... porque o radar parece mostrar mais...

23mm hoje - 75% da precipitação dos últimos 4 dias - 38% da média mensal - 18% de toda precipitação caída em 2012...

Água barrenta em algumas ruas...

Contagem final... daqui a mais uma hora talvez haja mais...

24,8mm hoje - 77% da precipitação dos últimos 4 dias - 41% da média mensal - 19% de toda precipitação caída em 2012...

O sistema frontal de 5ª feira aparentemente muito mais prometedor não deu em nada... depois aparecem estes dias que baralham tudo...

Por aqui somente 14,8 mm ....

Em Faro continua a somar neste momento já com 27 mm !

Isto quer dizer que aqui tem vindo a chover fraco na ultima hora e Faro tem chovido sempre moderado !

30mm hoje - 80% da precipitação dos últimos 4 dias - 50% da média mensal - 23% de toda precipitação caída em 2012... Continua a chover... :rain:

30mm em 6 horas corresponde ao nível amarelo de aviso por precipitação. Já ultrapassámos esse limite desde o meio dia (12 horas)...

40mm em 6 horas corresponde ao nível laranja...

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml

30mm hoje - 80% da precipitação dos últimos 4 dias - 50% da média mensal - 23% de toda precipitação caída em 2012... Continua a chover... :rain:

Não está mau! A precipitação manteve-se toda ao longo do litoral, e Faro como está um pouquinho mais para Sul, acabou para apanhar com mais! Venha ela!:D

Inesperado, tanto que o IM activou o alarme a meio chover. Daqui e depois desta tarde não há queixas sobre a falta de chuva. Como choveu quase só no litoral não foi muito positivo para desagravar a seca. Temos de aguardar pelo desenvolvimento da próxima semana. Pode acabar por ser um mês normal.

O radar ainda assinala alguns aglomerados interessantes...

far121021171031.jpg

Eu tenho metade que Faro, 16 mm. Grande banhada, o Algarve deu aos modelos nenhum acertou e o ECM foi aquele que esteve mais perto, já o GFS ontem não dava qualquer precipitação. Aqui, só chove quando os modelos não prevêem nada de especial. :lmao:

De referir, que Faro é o local mais seco no Algarve em 2012, só com 79.4 mm, eu tenho 175 mm (sem contar com os dados deste mês) e Faro foi também onde choveu menos no ano hidrológico de 2011/2012 menos 100 mm que eu.

32,6mm hoje - 81% da precipitação dos últimos 4 dias - 54% da média mensal - 24% de toda precipitação caída em 2012... agora apenas a chuviscar... :unsure:

Pode ser que prolonguem o alarme até às 20:00 mas em princípio deve ser descontinuado agora...

Continua a chover por aqui, tem sido o dia inteiro assim!
Os lençois de água aqui nas estradas já são de mais, os "belos" esgotos aqui de Olhão já estão a transbordar, como é habitual já :lol:

Sigo com chuva, 19ºC e vento fraco de Oeste.