Seguimento Sul - Outubro 2012

Eu tenho metade que Faro, 16 mm. Grande banhada, o Algarve deu aos modelos nenhum acertou e o ECM foi aquele que esteve mais perto, já o GFS ontem não dava qualquer precipitação. Aqui, só chove quando os modelos não prevêem nada de especial. :lmao:

De referir, que Faro é o local mais seco no Algarve em 2012, só com 79.4 mm, eu tenho 175 mm (sem contar com os dados deste mês) e Faro foi também onde choveu menos no ano hidrológico de 2011/2012 menos 100 mm que eu.

A estação de Turismo de Faro antes de hoje tinha 102,8 mm e se te referes á estação do Aeorporto este teve algumas avarias durante este ano, o que ajuda a explicar a diferença !

É um aguaceiro... vamos ver o que nos reserva o resto da noite... da madeira até ao algarve há muita coisa por ali...

morocco.jpg

Boas, por aqui, dia de nevoeiro há anos que não o via. :lmao: Sigo com 19.4ºC.

Ontem, pelas 19h45m acabou-se a luz e só voltou esta manhã, por volta das 8h30m, a tv, telefone e net da zon só voltou às 15 horas e foi avaria em grande parte da cidade. :confused: :shocking:

Boas, por aqui, dia de nevoeiro há anos que não o via. :lmao: Sigo com 19.4ºC.

Ontem, pelas 19h45m acabou-se a luz e só voltou esta manhã, por volta das 8h30m, a tv, telefone e net da zon só voltou às 15 horas e foi avaria em grande parte da cidade. :confused: :shocking:

Agradece à EDP:D Não se pode investir muito na rede porque os lucros tem de ser sempre maiores a cada ano que passa! Redes de média arcaicas dá nisso;)

Bom ontem foi um dia muito positivo para o litoral, mas mais para o interior a carência de água é enorme. De metade da serra para norte praticamente não choveu...Tenho uma máquina a trabalhar nas costas e é só poeirada que sai da terra que é revirada. Assim por alto, com 10mm de Setembro + mais 10 mm de Quinta passada esta região tem uns 20 mm de acumulado. É claramente das zonas mais secas do país neste momento! Estou a reportar de Catraia(Cachopo) a 500m de altitude.
O nevoeiro só desapareceu à pouco e o sol ainda praticamente não o vi hoje. Permanece o tempo nublado e cinzento, o que face ao que temos tido é bastante positivo!

Caros colegas de Olhão e Faro. Será que me podem tirar umas dúvidas.
Qual é a média de precipitação de Outubro e Novembro dessas duas localidades, qual foi precipitação no ano passado e quanto já vai este ano o mês de Outubro?
Não sei se este local é o mais apropriado mas se me derem esses valores agradecia.

Cumprimentos ;)

Qual é a média de precipitação de Outubro e Novembro dessas duas localidades, qual foi precipitação no ano passado e quanto já vai este ano o mês de Outubro?
Não sei se este local é o mais apropriado mas se me derem esses valores agradecia.

Cumprimentos ;)

Para Faro as médias são de 63,3 e 83,5mm para Outubro e Novembro respetivamente (na normal 1971-00; na normal 1981-10 são de 60,1 e 90,4mm), sendo que o ano passado se registaram 60,2mm em Outubro e 126,1mm em Novembro. Este ano Faro vai (segundo as synops) com 44,2mm. Para Olhão não tenho dados e duvido que os haja oficiais.

Cumprimentos ;)

Para Olhão, não existe nenhuma estação oficial. Mas, posso dar-te os meus dados do meu pluviometro.

A média que tenho é só de 5 anos e não representa nada, mas sempre pode-se ter uma ideia mais ou menos.

Média (dos últimos 5 anos):

Outubro : 49 mm
Novembro: 58.2 mm

Outubro 2011: 54 mm
Novembro 2011: 138 mm

Este ano, vou com 28 mm de precipitação.