A caminho de Ourique, na direcçao de Castro Verde
Espectacular este efeito da chuva! Ainda estou a tentar perceber mas julgo que é o início da queda gradual da precipitação, da esquerda para a direita.
Também me parece uma boa ideia! Se bem que o
@StormRic bate tudo com a sua maquineta
(Já coloquei uma legendinha na última foto que meti)
Off-topic:
A ideia é boa mas dá algum trabalho e atrasa a publicação, não é viável para um seguimento em tempo real como a maior parte dos membros do fórum faz de forma excelente e que eu admiro muito e aplaudo.
O que eu coloco nas fotos é a leitura do Exif do ficheiro de imagem (data-hora e regulação da câmara), lido por qualquer programa de edição; a referenciação (coordenadas/direcção) é feita no Google Earth (o GPS de bolso ajuda mas o ideal era tê-lo incorporado na câmara); o ângulo de vista depende do zoom e é calculado através das características da lente pelo fabricante.
A "maquineta" não "bate tudo", nem por sombras, é uma 700D a dar as últimas e quanto a edição ainda não consegui chegar ao nível de qualidade de vários membros do fórum, que todos sabemos quem são.
Ao publicarmos aqui as fotos dos nossos seguimentos debatemo-nos sempre com o dilema qualidade/rapidez. Há muitos membros especialistas em rapidez e isso é essencial nos seguimentos em tempo real ou para todas as reportagens rápidas e de momentos únicos. A utilização de meios de captura de imagens instantâneos e realmente portáteis, que estão sempre conosco, é inestimável e são os que tornam o seguimento tão dinâmico e empolgante. Refiro-me aos dispositivos móveis, câmaras compactas, etc. Apanhar o fenómeno é, sempre, o mais importante em primeiro lugar. Posteriormente podem ser acrescentados dados, mas numa mensagem enviada, por exemplo, de telemóvel em cima do acontecimento é complicado pensar em detalhes. A edição completa para melhoramento das imagens e dados é complementar e necessita de tempo e dedicação.
Em primeiro lugar, penso que devem figurar nas mensagens os dados relativos ao fenómeno, em especial o
local e hora-minuto considero imprescindíveis,
direcção (norte, sul, etc, muitas vezes esta é evidente pela própria imagem e dispensa a referência explícita) aproximada também. Complementarmente, toda a informação restante que seja possível fornecer incluindo os dados técnicos do dispositivo de captura de imagens, mas só se houver disponibilidade para isso. Na assinatura das mensagens talvez possa estar incluído o dispositivo habitual de captura de imagens utilizado pelo membro.
E algumas fotografias tiradas a partir de Estremoz
Um exemplo de um trabalho
complementar monumental!
Horizonte lindo!