Seguimento Sul - Outubro 2022

Se isso acontecesse rebentava te com os electrodomésticos todos.
Portanto há aí qq coisa q não bate certo..
Por acaso tenho em todas as tomadas de eletrodomésticos proteções próprias para proteger, dentro do possível, destas descargas. Este episódio aconteceu especificamente numa extensão onde não tinha nada ligado. Mas concordo com a sua opinião. Foi muito estranho.

Que grande festival elétrico que passou nos últimos 20/30 minutos na zona de Grândola/Melides. Tive a sorte de estar mesmo no meio da ação! Caíram dois mesmo perto que até fizeram tremer as janelas. Facto curioso: já vos aconteceu cair um raio tão próximo que a carga fez saltar faísca de uma tomada? É que aqui aconteceu. Terá sido por causa da intensidade eletromagnética do relâmpago?
A mim já me aconteceu algo estranho há uns anos atrás, uma descarga muito perto desligou-me o telemóvel (era um Nokia).

Bem, parece que a previsão do ECMWF foi bastante imprecisa no que diz respeito ao Algarve.

Que grande festival elétrico que passou nos últimos 20/30 minutos na zona de Grândola/Melides. Tive a sorte de estar mesmo no meio da ação! Caíram dois mesmo perto que até fizeram tremer as janelas. Facto curioso: já vos aconteceu cair um raio tão próximo que a carga fez saltar faísca de uma tomada? É que aqui aconteceu. Terá sido por causa da intensidade eletromagnética do relâmpago?
Por acaso já aconteceu na zona dos meus sogros. Por azar rebentou-lhes com a box da MEO e a TV.

Grande fiasco em Serpa

radar.webp

Animado o panorama a sul de Elvas e perto de Reguengos de Monsaraz. Creio que pode ter chovido muito mais e com fenómenos extremos de vento.
Por Arronches, 17,7 mm em pouco mais de hora e meia. Pelo que sei em Portalegre também esteve a chover copiosamente, principalmente entre as 12.30h e as 14h.

Boas,
Início de tarde com bastante chuva por Arronches. O acumulado é de 17.7mm.

Outubro segue com 93.6mm. Fantástico! :rain:

Há pouco no Alandroal estava assim:
14:15h
BDpYcjY.png

14:20h, já um pouco mais calmo:
0YyPnM2.jpg

17,1ºC atuais.

Boas,
Início de tarde com bastante chuva por Arronches. O acumulado é de 17.7mm.

Outubro segue com 93.6mm. Fantástico! :rain:

Há pouco no Alandroal estava assim:
14:15h
BDpYcjY.png

(...)

17,1ºC atuais.

Imagem de radar correspondente.

Screenshot-2022-10-22-at-14-59-42-IPMA-Imagens-de-radar.png

Eco roxo próximo a Vila Viçosa.

@Smota

Eco laranja/avermelhado por Elvas, 14:35 (13:35 UTC).

Screenshot-2022-10-22-at-15-06-43-IPMA-Imagens-de-radar.png

Última edição: