Dias Miguel
Cumulonimbus
Grande chuvada por Arronches!
Edit: (13.34h) e de repente estamos com 15 mm...
Grande chuvada por Arronches!
Sim, não tenho dúvidas que eram supercélulas. Mesmo o seu tempo de vida, foi bastante longo. O ambiente era relativamente favorável à ocorrência, com um windshear muito elevado, sem grande rotação neste caso. O CAPE nem era muito nos modelos, mas sabemos que por vezes nem é preciso valores muito elevados para ter convecção severa. Costuma é ser relativamente pouco frequente em Portugal, e de certa forma nos surpreende sempre um pouco quando acontece. Já tem havido supercélulas, claro, mas de facto este padrão do "splitting cells" não me recordo de ter visto em Portugal, embora não ande atrás de todas elas, posso simplesmente nunca ter reparado.Exacto @Jorge_scp Não gravei a célula que passou mais perto de Portalegre, mas vi que o comportamento foi similar ao das células mais a Sul, com uma delas a fazer "split", tal como a de Portalegre, conforme essa animação que já tinha publicado antes. Quase de certeza Supercélulas. Até poderão ter havido outras situações similares noutros anos, mas não me recordo, sinceramente, de ver um eco de radar tão claro e com várias supercélulas bem vincadas e com comportamento típico do que costumo ver nos EUA. Foi muito interessante de acompanhar, e algo surpreendente também.
O rain rate ainda chegou perto dos 100mm/h:
Obrigado pela correcção, como só recebi a notificação por e-mail com o período que mencionei, deduzi que antes não estava, mas deduzi mal.Foi lançado aviso Amarelo para o distrito de Portalegre por volta das 12:45, até às 18:00, aviso esse que foi depois prolongado às 18:32 primeiro até às 21:00 e depois até à meia noite, com base em nowcasting.
Mas sim, não era de esperar pelas previsões situações tão severas como as que aconteceram. Nas imagens de radar, essa célula de Portalegre a um certo ponto é dividida em duas (split), sendo a da direita sofre uma ligeira alteração de rota (mais para a direita), algo que é uma assinatura característica supercelular. No entanto, no Doppler não há indícios evidentes de tornados nessa célula, pelo menos até chegar a Portalegre (limite de alcance). Já outras supercélulas mais a sul também nessa tarde (Alandroal, Vila Viçosa) é mesmo possível verificar alguma rotação no Doppler, o que não é garantia de tornado (tem de tocar a superfície), mas é revelador de tempo severo associado a convecção.