Não te baseies na coluna da precipitação, pois durante a madrugada também choveu bastante naquela zona de acordo com os dados de Campo Maior.
O caudal do Rio Caia durante a manhã não dava para o armazenamento subir logo 3%, pelo que os dados provavelmente foram divulgados durante a tarde.
Foi uma subida significativa e continua a entrar muita água para lá. A campanha de rega termina dia 31, mas tendo em conta as previsões já não deverá haver um grande fluxo de saída.
O vento voltou a intensificar-se, rajada máxima de 76,0km/h registada pelas 21h.
Aguaceiro fraco neste momento. O acumulado é de 88.8mm e outubro segue com 105.9mm.
Fazendo um apanhado geral dos acumulados de hoje aqui pelas redondezas, são estes:
Esperança: 106.2mm
Camping Puro Alentejo (Barbacena): 128.5mm
Portalegre (MeteoAlentejo): 66mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 68mm
Campo Maior (netatmo): 75.6mm
Elvas (netatmo): 54mm
Elvas (MeteoAlentejo): 37.8mm
Correção, houve aguaceiros fracos de madrugada, eu é que não tinha reparado
Ontem a estação do IPMA ficou sem dados, mas certamente já passou dos 100mm este mês.
Cerca de 10% do que é preciso para começar a arrancar a zona da situação de seca praticamente absoluta em todos os níveis do solo e subterrâneos.
Anteriormente já tinha também caído algo semelhante, mas esses já devem ter evaporado.
A quem o dizes, com exceção duma semana em setembro já fazia muito tempo que não estava uma temperatura fresca à noite; que maravilha que foi fazer o treino ontem e hoje.
Estão 15°C.
Cerca de 10% do que é preciso para começar a arrancar a zona da situação de seca praticamente absoluta em todos os níveis do solo e subterrâneos.
Anteriormente já tinha também caído algo semelhante, mas esses já devem ter evaporado.
Aqui já choveram 57,0 mm este mês. A nível dos solos estão entre os primeiros 15 a 20 cm com humidade. Abaixo disso a terra está seca e quente do verão. Os 20 mm que caíram na madrugada do passado Sábado, evaporaram logo. Os solos estão muito ressequidos e quentes do verão. Necessitamos de muito mais e chuva que se vá infiltrando ao longo de todo o inverno. mas o ideal já se sabe que é muito difícil.
Apesar da chuva a seca continua e os seus efeitos não melhoram logo com estas chuvadas.
Neste momento vai caíndo uns aguaceiros fracos por aqui.
Em Lagos já começou a chover.
Agora só precisava que viessem nuvens bem carregadas e que ficassem estacionárias, durante umas horas, sobre a Barragem da Bravura... sempre a descarregar.