Seguimento Sul - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa tarde,
Por aqui o dia tem sido de outono normal, como já foi dito por aqui - mas ao contrário de certas e determinadas pessoas aqui nos tópicos de seguimento não estou nada chateado por isso desta vez. A razão pela qual eu até estou contente é esta [imagens de 14 de outubro]: :shocking:
mHd1I48h.jpg

7tcpUSZh.jpg

7TxQQfhh.jpg

Uma pessoa só percebe o problema da seca, sobretudo no Sul do país, quando mete lá os pés, e eu sinceramente aconselho a toda essa malta cosmopolita das redes sociais que diz que "as alterações climáticas não existem" ou que "a seca é uma invenção dos media e que assim que chove deixa de existir" que vá a esta zona do Médio e Alto Sado e que fale com os agricultores da região. Talvez fiquem um bocadinho mais cientes da realidade, ou não... :maluco:

A situação de seca no Alto Sado é mais grave do que noutras regiões por causa da geografia. A Serra de Grândola cria uma verdadeira "cortina" que faz com que as depressões, geralmente já em fase de dissipação, não passem para o outro lado. A diferença entre o lado da Barragem de Campilhas e o outro lado, virado para a Costa Vicentina, é significativa e vê-se isso nesta imagem, tirada no mesmo dia, com a Ilha do Pessegueiro ao fundo: :nicephoto:
Ens4Pw6h.jpg

Última edição:
Por aqui, acumulado a subir, sigo com 40 mm e vento a aumentar de intensidade.

Neste momento, é o dia mais chuvoso do ano e praticamente choveu 60% do que choveu até Agosto deste ano.

Já existem algumas ocorrências de Inundação em Montenegro, Olhão e Tavira e algumas quedas de árvores.

Última edição:
Aqui, no concelho de Faro e Olhão, as estações amadoras já mostram valores nos 50mm.