Seguimento Sul - Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Sim, por enquanto, mas a corrente de Noroeste está a chegar daqui a pouco, duas horas no máximo, e vai começar a desviar as células mais para Leste.
Lá está a tal "odiada" deriva para a Andaluzia...
O que vale é que as células chegaram o suficiente a norte para que o Algarve fosse beneficiado. :viva: :rain:

A RLC envia este presente, em parte já usado, mas a parte mais a sul ainda é nova :D. Esperamos que gostem.

Rad-Sul_20241016-2110.webp

14,5 mm em Olhão, olha o túnel... :malandro:
8,7 mm Tavira
6,5 mm Castro Marim.

Esperava mais de todos aqueles ecos que passaram.
Ver anexo 15377Ver anexo 15378
Não meteu água. :D

Por aqui, o acumulado está nos 14 mm e ontem fechou com 6 mm. Mais um pouco e a prima da Leslie deixava mais chuva, do que nos últimos dias.:D

18,4 mm Alcácer (para o arroz acho que já chega...:hmm: )
18,5 mm Montemor-o-Novo
22,3 mm Alvalade
18,0 mm Castro Verde
23,5 mm Fóia
18,2 mm Aljezur
5,0 mm Praia da Rocha
13,0 mm Albufeira
9,6 mm Loulé
10,1 mm Olhão
4,8 mm Tavira

Apanhado rápido pela periferia da Região Sul...:p até às 20:40utc
Não acredito no valor de Loulé. Parece-me extremamente baixo face à chuva que vi essencialmente entre as 20h e as 21h00. Fica aqui essa ressalva a ver se é possível corroborar com mais informação...

Última edição:
20h e as 21h00
Hora legal ou utc? Mas tanto faz, o gráfico é este, se um pluviómetro de estação da CML fôr de confiar e não estiver entupido.

Prec-Loule´_20241017-00.webp

Também não sei a localização exacta da tua observação visual.

Podes ainda averiguar as estações amadoras nas redondezas, WU por exemplo.
As estações que averiguei (seis) têm valores perfeitamente concordantes com o valor dos mapas IPMA, todos à volta da dezena de milímetros +- 2 a 3mm.

Bom dia,

O acumulado de ontem em Arronches ficou nos 49.5mm. Outubro segue com 226.6mm, cerca de 210mm foram registados em 6 dias.

Há 1 ano atrás era calor para dar e vender e depois veio uma loucura de precipitação no dia 20. Este ano a 2ª quinzena deverá ser mais seca, mas pelo menos não se prevê calor.

Após a passagem da linha de instabilidade de ontem a temperatura desceu bem.

14,4ºC atuais e o sol vai espreitando.

Última edição:
Há 1 ano atrás era calor para dar e vender e depois veio uma loucura de precipitação no dia 20.

@joralentejano, faz hoje um ano, começou a loucura ;)

Bom dia para todos

Dia bastante agradável, com um cheirinho a Outono, dada a descida da temperatura, algum vento moderado e céu pouco nublado. É bom ter dias de transição, algo que começa a ser raro, pois as transições estão cada vez mais bruscas e por períodos mais dilatados.

@joralentejano, faz hoje um ano, começou a loucura ;)

Bom dia para todos

Dia bastante agradável, com um cheirinho a Outono, dada a descida da temperatura, algum vento moderado e céu pouco nublado. É bom ter dias de transição, algo que começa a ser raro, pois as transições estão cada vez mais bruscas e por períodos mais dilatados.
Pois é, foi logo a seguir ao dia 15 de outubro. No dia 19, e não dia 20, é que houve uma grande enxurrada com Arronches a registar quase 90mm e a Esperança a ultrapassar os 100mm.

Não sei se o facto de haver maior cobertura de estações passa esta ideia ou se de facto acumulados deste calibre estão a ficar mais comuns. Sempre tenho tido a ideia de que a precipitação aqui no Alto Alentejo era melhor distribuída ao longo do tempo e não com acumulados diários tão altos e que chegam a ser registados em menos de 12 horas.
A frequência com que o Rio Caia tem tido cheias tão violentas também evidencia que os eventos de precipitação estão a ocorrer em períodos de tempo mais curtos.