Seguimento Sul - Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Não acredito no valor de Loulé. Parece-me extremamente baixo face à chuva que vi essencialmente entre as 20h e as 21h00. Fica aqui essa ressalva a ver se é possível corroborar com mais informação...
Boa tarde,
A minha estação encontra-se a 3kms de Loulé e o acumulado do dia de ontem foi, 18.80 mm. Registei 17.00 mm no período 20h25 - 23h. Confirmo que o período com mais precipitação foi entre a 20h-21h.
São estes os meus dados.
Abraço :)

Pois é, foi logo a seguir ao dia 15 de outubro. No dia 19, e não dia 20, é que houve uma grande enxurrada com Arronches a registar quase 90mm e a Esperança a ultrapassar os 100mm.

Não sei se o facto de haver maior cobertura de estações passa esta ideia ou se de facto acumulados deste calibre estão a ficar mais comuns. Sempre tenho tido a ideia de que a precipitação aqui no Alto Alentejo era melhor distribuída ao longo do tempo e não com acumulados diários tão altos e que chegam a ser registados em menos de 12 horas.
A frequência com que o Rio Caia tem tido cheias tão violentas também evidencia que os eventos de precipitação estão a ocorrer em períodos de tempo mais curtos.
Eu acho que sempre ocorreu, e vai continuar a ocorrer, e esta altura do ano é propícia a isto, talvez até mais do que o próprio inverno... Pode se é discutir, se estes fenómenos estão a aumentar ou não devido às alterações do clima, mas aí a conversa já é outra...

Boa tarde,
A minha estação encontra-se a 3kms de Loulé e o acumulado do dia de ontem foi, 18.80 mm. Registei 17.00 mm no período 20h25 - 23h. Confirmo que o período com mais precipitação foi entre a 20h-21h.
São estes os meus dados.
Abraço :)
Boas assim já está mais condizente...
A chuva era bastante certinha. Vim debaixo de chuva desde Silves até Loulé sempre com a mesma cadência pelo que não acredito em grande disparidade de valores entre locais bastante próximos. Entre estações mais no litoral e outras interiores aí a conversa é outra.

Boas assim já está mais condizente...
A chuva era bastante certinha. Vim debaixo de chuva desde Silves até Loulé sempre com a mesma cadência pelo que não acredito em grande disparidade de valores entre locais bastante próximos. Entre estações mais no litoral e outras interiores aí a conversa é outra.
Mais uma estação semi-entupida. :dry:
Alguém sabe se estas estações que as Câmaras Municipais instalam são realmente de confiança? Há estações para a zona norte que tenho algumas dúvidas, além de episódios em que não apresentam registos. Se o IPMA as inclui no mapa devem ter sido certificadas. Quanto à manutenção não sei quem a faz.

Mais uma estação semi-entupida. :dry:
Alguém sabe se estas estações que as Câmaras Municipais instalam são realmente de confiança? Há estações para a zona norte que tenho algumas dúvidas, além de episódios em que não apresentam registos. Se o IPMA as inclui no mapa devem ter sido certificadas. Quanto à manutenção não sei quem a faz.
Não tem nada a ver....
Sabes que a estação está somente a 68 m de altitude no flanco Sudoeste de Loulé nem sequer dentro de Loulé que mais alto do que onde está... E já quase junto à via do infante..
Além disso já havias mencionado que os valores da zona do underground eram semelhantes.
A estação do membro pode estar a 3 km de Loulé mas pode ser a 3 km a Sudoeste a norte de Loulé ou a suesteou a leste...

Não tem nada a ver....
Sabes que a estação está somente a 68 m de altitude no flanco Sudoeste de Loulé nem sequer dentro de Loulé que mais alto do que onde está... E já quase junto à via do infante..
Além disso já havias mencionado que os valores da zona do underground eram semelhantes.
A estação do membro pode estar a 3 km de Loulé mas pode ser a 3 km a Sudoeste a norte de Loulé ou a suesteou a leste...
A estação está numa baixa ou vale, dessa zona até Loulé é sempre a subir, portanto os valores da estação estão correctos e situações de instabilidade 2 ou 3 kms podem fazer muita diferença. Já apanhei situações em que não chovia nessa zona e em Loulé chovia bem.

Não tem nada a ver....
Ainda bem então. Porque o panorama das CIM do norte e centro não é famoso, a confiança nos valores delas é fraca. Aliás, também a rede Clima.AML de vez em quando tira o tapete à confiança, começa-se a estranhar os valores hora a hora, dia a dia, até que a estação descamba completamente. Daí para trás há então uma série de dias, ou semanas, que vai toda para o lixo e para estudo do "Clima" o contributo é zero.

Já apanhei situações em que não chovia nessa zona e em Loulé chovia bem.

Essa observação local é muito valiosa, e devia ser bem usada pelo IPMA. Porque no século passado quando havia toda uma rede com observadores meterorológicos e de udómetros o controle local era oficial e efectivo. As próprias estações eram objecto de uma verificação frequente "in loco". Há quem duvide da fiabilidade das observações antigas mas eu diria o contrário, é sobre as observações modernas que tenho muitas dúvidas.

Eu já mandei um mail à CIM Dão-Lafões acerca das inúmeras estações offline aqui da zona, dizem que a responsabilidade das mesmas está a cargo do ipma.
Mas é uma pobreza, nenhuma das estações iniciais funcionam a tempo inteiro, as que estavam em altos montanhosos desapareceram totalmente, como a de São Pedro do Sul(Arada), Tondela(Caramulinho) e Vouzela(Penoita).

Última edição:
Ainda bem então. Porque o panorama das CIM do norte e centro não é famoso, a confiança nos valores delas é fraca. Aliás, também a rede Clima.AML de vez em quando tira o tapete à confiança, começa-se a estranhar os valores hora a hora, dia a dia, até que a estação descamba completamente. Daí para trás há então uma série de dias, ou semanas, que vai toda para o lixo e para estudo do "Clima" o contributo é zero.

Essa observação local é muito valiosa, e devia ser bem usada pelo IPMA. Porque no século passado quando havia toda uma rede com observadores meterorológicos e de udómetros o controle local era oficial e efectivo. As próprias estações eram objecto de uma verificação frequente "in loco". Há quem duvide da fiabilidade das observações antigas mas eu diria o contrário, é sobre as observações modernas que tenho muitas dúvidas.
Aqui no Algarve a situação mais clamorosa a nível das emas é de Castro Marim e sobretudo Vila Real Sto António, sobretudo ESTA última. Muitas vezes usando dados errados, como constando no relatório, ora estando semi entupido ou com falhas horárias frequentes!
No caso da estação de Loulé já foi respondido por mim e pelo @algarvio1980 ..
Finalmente respeitante aos dados e sua fiabilidade era moderna ou antiga....
Bom actualmente a rede de estações é amplamente grande.... Ora se a responsabilidade ou manutenção das mesmas for só a cargo do IPMA isso não faz sentido e é humanamente impossível garantir a manutenção ...
Ora o antigamente muitos dos registos ou estações estavam a cargo do SNIRH que entretanto abandonou a maior parte das suas estações é muitas delas eram usadas pelo IPMA para elaborar os seus relatórios...

A reportar de terras alentejanas, hoje tive direito a um bonito pôr do sol na sugestiva aldeia dos Bicos (Odemira) ;)

2024.10.19 - 190224 (NIKON D850) [MA_LS].png

Última edição:
Volta por Almodôvar ontem com um tempo magnífico! Temperatura agradável e algumas nuvens no céu. Eu diria um dia normal de Outono/transição. Confirmo o pôr do sol magnífico :thumbsup:
De resto tudo seco! Do mais pequeno barranco às ribeiras, nem um pego para matar a sede! Ribeira de Arade, Rio Mira, ribeira de Oeiras, ribeira de Cobres tudo sequinho! As pastagens vão timidamente aparecendo.
Hoje um dia mais soalheiro, sem nuvens, sem vento e pareceu-me um pouco mais quente. Também estive cá por baixo nos Algarves :cool:

Volta por Almodôvar ontem com um tempo magnífico! Temperatura agradável e algumas nuvens no céu. Eu diria um dia normal de Outono/transição. Confirmo o pôr do sol magnífico :thumbsup:
De resto tudo seco! Do mais pequeno barranco às ribeiras, nem um pego para matar a sede! Ribeira de Arade, Rio Mira, ribeira de Oeiras, ribeira de Cobres tudo sequinho! As pastagens vão timidamente aparecendo.
Hoje um dia mais soalheiro, sem nuvens, sem vento e pareceu-me um pouco mais quente. Também estive cá por baixo nos Algarves :cool:
Parece bem possível que possa surgir ainda uma cut off a sul do Algarve ainda este mês!

Parece bem possível que possa surgir ainda uma cut off a sul do Algarve ainda este mês!
Essa suposta cut-off ainda vai dar muitas voltas mas parece que será o sueste/levante Espanhol a capitalizar com a dita cuja. Interessante será pelo menos ter temperaturas mais frescas e algumas nuvens no céu. Depois é esperar que possa abrir caminho a algo mais interessante.
Para já segue o Verão de São Martinho ou se calhar ainda não é o oficial...