Seguimento Sul - Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Trovoadas aproximam-se da fronteira entre Barrancos e Elvas.
Para já ainda nenhuma atingiu o lado de cá.

DEA-Sul_20241029-142254.png

As precipitações que têm ocorrido junto à fronteira não acumulam mais do que décimas.

Repare-se como as promissoras células se dissipam ao passar o vale do Guadiana:

Última edição:
Está a acumular em Elvas e Vila Real:

Prec-Sul_20241029-14_VRSA.png

O acumulado de Elvas deve-se quase exclusivamente a uma célula que passou pouco antes das 14:00.
Rad-Elvas_20241029-1355.png

As células mais activas estão agora a entrar por Mourão e a precipitar sobre o Alqueva.
Na zona de Vila Real deve ser chuva de bigornas longas que vêm do outro lado da fronteira.
Rad-Sul_20241029-1440.png

Acho que só lá mais para o final do dia ou noite é que a chuva deverá chegar.
A run do ecm das 6h acompanha a run do gfs das 6h e promete bastante chuva para o sotavento para os próximos 4 dias.
Vai ser óptimo para as barragens do sotavento!
Não sei onde vês precipitação para as barragens... As melhores hipóteses são na fronteira junto ao Guadiana e mesmo assim 20/30mm não farão grande diferença.
Para as barragens do Sotavento tinham de entrar células fortes pelo "Caldeirão" adentro e não vejo nada disso.
Há ali uma incógnita para Sexta/Sábado mas não tenho grandes expectativas.

Não sei onde vês precipitação para as barragens... As melhores hipóteses são na fronteira junto ao Guadiana e mesmo assim 20/30mm não farão grande diferença.
Para as barragens do Sotavento tinham de entrar células fortes pelo "Caldeirão" adentro e não vejo nada disso.
Há ali uma incógnita para Sexta/Sábado mas não tenho grandes expectativas.
Em relação a Odeleite tens alguma razão mas essa ribeira me parece bem estreita desde a sua nascença e já vi n vezes em que choveu pouco no seu percurso mas que na zona do "dragão" choveu bem e teve se um belo aumento.
Já Beliche nem nasce muito longe da barragem... A nascente fica em linha recta a norte de vila nova de cancela...
O historial tem mostrado que geralmente o que uma sobe também a outra sobe...
Daí me parece muito mais pendente do que chove nessa zona que outra coisa...
Já agora nesta Run das 12h e sobretudo para hoje o gfs deu um corte de todo o tamanho...

Há um certo consenso de todos os modelos em ocorrerem acumulados locais no Sotavento na ordem dos 100 mm, para os próximos 5 dias ou até apenas até ao fim deste mês.
Modelos com maior resolução como o ICON ou o ARPEGE mostram acumulados significativos no Algarve, mas apenas junto à faixa costeira. Infelizmente de nada vale para as barragens se assim for.

Trovoadas já entraram decididamente pelo Alentejo, forte em Elvas, propagando-se para oeste especialmente no distrito de Beja:

Ver anexo 15639

Ver anexo 15638

16,5 mm em Mourão (MeteoAlentejo).
14,5 mm em Cumeada (Reguengos).
Essas células da zona de Elvas, Vila Viçosa e Borba desenvolveram-se muito rápido. Felizmente são de passagem rápida, senão davam problemas. A situação em Espanha sucede também devido ao facto das células estarem estacionárias, algo que não se verifica por cá.

O Vale do Alto Sado a vêr passar "navios", neste caso as nuvens sem nada. Aqui venham as tempestades de que quadrante for, só cá chegam e por "milagre", os restos. Continuamos a ser a Zona mais seca do País desde 2014. Há 10 anos a padecer com as Secas.
Talvez chegue aí qualquer coisa ainda hoje.

A situação em Espanha sucede também devido ao facto das células estarem estacionárias, algo que não se verifica por cá.
Exacto, é o fenómeno da geração contínua de células a agarrada a um "ponto quente".

Por cá, a linha de células continua a progredir para Oeste, agora mais rapidamente e com dissipação mais demorada.
Há ecos roxos.

Rad-Sul_20241029-1630.webp

O Vale do Alto Sado a vêr passar "navios", neste caso as nuvens sem nada. Aqui venham as tempestades de que quadrante for, só cá chegam e por "milagre", os restos.

Passou aí um "navio" e deixou um "milagre" de 3,2 mm na EMA de Alvalade (5,2 mm na WU Alvalade)

3,3 mm Elvas
7,9 mm Évora (C.C.)
13,0 mm Montemor-o-Novo
3,4 mm Alcácer
5,9 mm Amareleja

Última edição: