Seguimento Sul - Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
16°c no termómetro do carro às 9h da manhã em Loulé com céu encoberto.
Realmente notou-se uma diferença em relação aos últimos tempos!
Frio, frio, andam todos de casaco e eu de t-shirt:D
Não me digas que entraste naquela fase dos calores. :D

Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e ainda molhou o chão.

Máxima: 21.2ºC
mínima: 11.1ºC

Hoje 26/out registei 10.4mm, belo aguaceiro pela hora de almoço. Acumulado mensal nos 47.7mm

Alguém a reportar do interior alentejano? Parece estar a chover relativamente bem na zona do Vale do Guadiana neste momento. :rain:

Alguém a reportar do interior alentejano? Parece estar a chover relativamente bem na zona do Vale do Guadiana neste momento. :rain:
Sim, confirmo chuva ligeira. Pela imagem de radar parece ser mais chuva, mas aqui em Moura, pelo menos, apenas uma chuva ligeira mas que molha bem o chão!

Por aqui, chuva moderada e vento de nordeste. :D

Por aqui, o acumulado foi de 6 mm.

Bom parece que a cut-off acabou a sua "implantação " a sul da Península. Agora resta saber como será a sua maturação...
As previsões apontam para 1 semana de cut-off em que acho que nada está definido. Eu diria que ainda muita coisa pode acontecer e para já está garantido um sistema estranho que em muitos anos não me lembro de acontecer. À partida não haverá nada de emblemático mas poderá ter elementos interessantes. Aguardemos...

Segue fresquinho agora de manhã com 15°C e sol. Avistam-se boas "torres" para sul/Marrocos.

Bom parece que a cut-off acabou a sua "implantação " a sul da Península. Agora resta saber como será a sua maturação...
As previsões apontam para 1 semana de cut-off em que acho que nada está definido. Eu diria que ainda muita coisa pode acontecer e para já está garantido um sistema estranho que em muitos anos não me lembro de acontecer. À partida não haverá nada de emblemático mas poderá ter elementos interessantes. Aguardemos...

Segue fresquinho agora de manhã com 15°C e sol. Avistam-se boas "torres" para sul/Marrocos.
Concordo plenamente com o que dizes. Sistema estranho mas essencial para o sul de Espanha.
Para o Algarve apesar da maturação e da enorme dificuldade em prever o que pode acontecer eu diria que temos boas hipóteses de termos acumulados interessantes...
Agora será no litoral? Interior? Em ambos é difícil dizer...
Mas o mais provável em termos de potencial é dia 1 Novembro!

Bom dia,
Parece incrível mas é verdade... A beira do começo de um suposto período de instabilidade não existe qq consenso entre modelos, nem no próprio modelo.
Para melhor se perceber a ficção vs realidade basta ver o que se passou em Espanha em que salvo casos muito pontuais as precipitações têm estado abaixo do esperado..