Seguimento Sul - Setembro 2009

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Uma massa de ar saturada em altitude tem vindo a cobrir o céu de cirros, ao longo do dia de hoje, afectando especialmente as regiões do sul. Mesmo assim vão-se formando alguns cumulonimbos, embora com muito menos impacto que nos últimos dias.
A presença de cirros está a fazer com que haja uma diminuição da temperatura máxima relativamente ao dia de ontem.
 
Agora pelo Vimieiro, entre Arraiolos e Evoramonte, avistam-se cumulonimbus para NE, possivelmente perto de Estremoz.

Aqui, céu muito nublado por cirroestratos e 29,8 ºC no assíduo termómetro abrigado pelo RS.

Vento fraco a moderado, muito esporadicamente, de NO.
 
Nas regiões que ainda "escapam" aos cirros (áreas da troposfera já saturadas e, portanto, com fracas condições para a formação de correntes ascendentes de massas de ar) vão-se formando cumulonimbos (áreas da troposfera sem estarem saturadas), como é o caso de Portalegre. Aqui em Estremoz predominam os cirrus.

Portalegre.JPG

Cumulonimbo sobre a área de Portalegre (19h00)
 
Nas regiões que ainda "escapam" aos cirros (áreas da troposfera já saturadas e, portanto, com fracas condições para a formação de correntes ascendentes de massas de ar) vão-se formando cúmulonimbos (áreas da troposfera sem estarem saturadas), como é o caso de Portalegre. Aqui em Estremoz predominam os cirrus.

Aqui pelo Vimieiro, observa-se o crescimento dos cumulonimbus sobre Portalegre com facilidade.

A temperatura estagnou nos 29,2 ºC.
 
Boas, por aqui, dia de céu nublado por nuvens altas. Tantas expectativas criadas, mas só acredito no sábado ou no domingo possa ver algo aqui no Algarve, porque de resto, é só miragens.

Máxima: 28.0ºC
mínima: 22.3ºC
 
Boas, por aqui, dia de céu nublado por nuvens altas. Tantas expectativas criadas, mas só acredito no sábado ou no domingo possa ver algo aqui no Algarve, porque de resto, é só miragens.

Máxima: 28.0ºC
mínima: 22.3ºC

É verdade vizinho algarvio! Nestes dias tudo a passar ao lado. O normal, já estamos habituados... :( As condições até nem eram más de todo, até a água do mar ajudava a uma eventual convecção...mas por aqui só mesmo cadáveres marroquinos. A grande perturbação do norte de África não nos pode iludir, chega sempre dissipada em forma de nuvens altas. Agora só a partir de domingo é que pode haver algumas novidades.
Entretanto, o tempo desde há muitos dias está completamente tropical por cá. Mínimas, máximas, ventos sempre de E (alísios :lmao:), água 24º... só faltam aguaceiros e trovoadas. :D
 
Boas,


Por aqui nada de especial :lol:


Mais uma noite no limite do tropical (20,2ºC de mínima)...algumas piscadelas :trovao: por volta das 3 da matina...e uma temperatura máxima de 32,5ºC.



Amanhã prevê-se mais do mesmo...pra quem tiver sorte, claro :p
 
Se é a que também vejo daqui, é uma "coisa" enorme, bonita de se ver. :)

Realmente voltou a trovejar.O auje da actividade ocorreu entre as 17.30 e as 18.30.Não foi tão intensa como ontem, nem provocou focos de incêndio.

10 Setembro 2009 - 00h35

Nos distritos de Viseu e Portalegre
Mau tempo destrói carros
As fortes trovoadas, seguidas de trombas de água e vento que se fizeram sentir ontem à tarde em Mangualde e Nelas derrubaram árvores que atingiram três viaturas, nas estradas nacionais 234 e 231.


A situação mais difícil registou--se às 17h15, em Moimenta de Maceira Dão, Mangualde, onde dois cedros centenários caíram sobre duas carrinhas. O incidente não provocou feridos, mas obrigou ao corte da EN234. "Viveram-se momentos muito complicados", referiu Carlos Carvalho, comandante dos Bombeiros de Mangualde, frisando: "Choveu copiosamente durante alguns minutos". Meia hora depois, na EN231, junto à ponte da Pinoca, os bombeiros retiraram outra árvore de grande porte, que caiu sobre um veículo. Os ocupantes escaparam ilesos. O distrito de Portalegre também registou queda de árvores. A EN246, entre Castelo de Vide e Marvão, ficou interrompida. Registaram-se algumas inundações.

Luís Oliveira/Pedro Galego Correio da manhã
 
Não queiram já acção... é bom que ela venha, mas mais para Outubro, ainda é cedo...

Estava agora a recordar, houve um ano hidrológico, 96-97 ou 97-98 em que andava em Dezembro de t-shirt, houve temperaturas primaveris no inverno e muita chuva e trovoada. Esperemos que este ano seja assim, há muito tempo que não vem um ano hidrológico quente e com mais de 800 mm em todo o litoral.