Seguimento Sul - Setembro 2015

Ontem foi um dia bastante quente, meio encoberto e o pôr-do-sol foi o mais bonito que vi nos últimos tempos! :w00t:
Só lamento não ter tido a máquina comigo, por isso registei com o telemóvel (a qualidade é má, mas dá para ter uma noção do evento).

Foto tirada na zona de Panóias (Ourique)
g4kUVU1.jpg

MXyQggw.jpg

Hoje está um pouco mais fresco, 19ºC, embora o sol já dê o ar da sua graça, não ajuda muito, porque há bastantes nuvens altas e rastos de aviões que criam uma espécie de barreira. Segundo ouvi na Rádio, vai haver nuvens no "Norte do Baixo Alentejo", seja lá isso onde for :lol:

A reportar a partir da Ribeira da Azenha (Vila Nova de Milfontes).

por isso registei com o telemóvel (a qualidade é má, mas dá para ter uma noção do evento).

off-topic: há que dizê-lo, a arte da fotógrafa eclipsa as limitações tecnológicas da câmara, aproveita-as até para realçar o ambiente de mistério. Estas imagens podiam ser um cenário de fundo para o cartaz de um filme.

• Gosto
Reactions: Prof BioGeo
off-topic: há que dizê-lo, a arte da fotógrafa eclipsa as limitações tecnológicas da câmara, aproveita-as até para realçar o ambiente de mistério. Estas imagens podiam ser um cenário de fundo para o cartaz de um filme.
:lol: obrigada, obrigada. Apesar de elas serem sempre menos escuras no telemóvel (bem mais bonitas), estava mesmo um cenário de filme, acredita! Foi o pôr-do-sol mais bonito que eu vi e pelo qual me roí toda de não ter a máquina comigo. Estava mesmo mesmo naquele ponto WOW! :w00t: (tu percebes)

Hoje por aqui o dia está muito feio! Na zona de Relíquias estava tão carregado, que pareciam ser umas 6h, quando já eram 8h e tal, bastante escuro. Apanhei alguma chuva fraca antes do Cercal e só depois de passar a Serra é que o céu estava menos carregado, mas mesmo assim nublado. Estão 20ºC e vento nulo. ;)

Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 24.9ºC
mínima: 16.3ºC
actual: 20.0ºC

Faz hoje 90 dias (de seca) que a minha estação registou 0,2mm de chuva (uma fartura!), em Faro (cidade). Pode ser que na próxima quarta passe dos 0,2mm :facepalm:

E em 120 ou 150 dias quanto registou? Pouca diferença deve fazer:disgust:

Neste próximo evento se registares 10mm já vai ser muito. As hipóteses são sempre para menos do que para mais. Vamos ter de aguardar mais um pouco ainda...

Ola

Desculpem o offtopic mas nao consegui encontrar em nenhum lado.
Alguem sabe onde encontrar o maximo e minimo historico de temperaturas em Tavira/ ou Algarve?

Só em publicações do IPMA, embora seja possível existir online, mas não na página do IPMA que só tem para as capitais de distrito.

Nas Normais 1931-60 a máxima absoluta foi de 41,2ºC (Julho) e a mínima foi negativa -2,7ºC (Janeiro). Outros valores próximos incluem -2,0ºC (Fev.) e -1,6ºC (Dez.) e 40,2ºC (Ago.).
Estes extremos mantiveram-se nas Normais 1941-70.