Sismologia e Vulcanismo nos Açores

Ouvi dizer que numa rádio aqui dos Açores houve uma entrevista ao Doutor João Luís Gaspar, em que foi dito que a actividade entre Fogo - Congro tem vindo a ter um incremento em 2012, alguém confirma ou desmente? Obrigado :)
 
Vítor Hugo Forjaz, que integra o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, admitiu que "esta anormal subida de magma pode estar relacionada com as tempestades magnéticas solares".

Os estudos realizados por investigadores vulcânicos, segundo este especialista, indicam que o magma e a sua correspondente superficial, a lava, contêm uma "notável percentagem de minerais magnéticos, que reagem às tempestades solares, provocando agitações magmáticas e o surgimento de sismos".

O vulcanólogo frisou que os sismos mais fortes que ultimamente têm ocorrido nas cadeias de montanhas submarinas estendem-se desde o pólo sul até ao pólo norte, passando pelos Açores e a meio da Islândia.

Aqui na Islândia temos um ciclo de 130 anos de aumento de actividade vulcânica, mas não têm aparentemente NADA a ver com a actividade solar, mas sim somente com a hotspot. Por acaso até estámos agora a chegar a um novo máximo aqui na Islândia nos próximos anos e décadas.

Mas este máximo solar é tudo menos forte. Na realidade é o máximo mais fraco dos últimos 100 anos.

Então onde existe esse link? Não me parece.

Se bem que gostaria de acreditar nesse link entre vulcões, sismos e actividade solar, ainda não consegui verificar nenhuma relação, e eu até tento procurar essa relação, mas ela não parece existir.

Não será um pouco de "onda 2012/ pseudociência" nesse investigador dos Açores?

E eu até sou bastante aberto para essa possibilidade, mas até ver nunca descobri nenhum desses links.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Ouvi dizer que numa rádio aqui dos Açores houve uma entrevista ao Doutor João Luís Gaspar, em que foi dito que a actividade entre Fogo - Congro tem vindo a ter um incremento em 2012, alguém confirma ou desmente? Obrigado :)

Nas últimas semanas houve 3 sismos >=1.5 na zona do Fogo-Congro, se compararmos com os últimos meses, houve um incremento de actividade..mas agora sismos <1.5 só daqui a alguns meses teremos acesso a esses dados.

Mas se houver alguem aqui do forum, que viva entre Ribeira Grande-Maia, Agua de Alto-Ponta Garça..quiser disponibilizar um canto da sua casa/quintal para colocar um sismometro, que contacte me :)


Na Estação de Serviço da RTP-A de hoje falaram sobre o impacto da condenação de cientistas do sismo da Itália na informação de sismologia, esteve presente o Vitor Hugo Forjaz (Vulcanólogo a falar de sismologia?)..apenas apanhei a parte final do programa, falaram sobre alguma coisa interessante sobre a sismologia dos Açores?

Só apanhei a parte que ele andou a falar sobre a falha da Ribeira Grande que é irreversível (suponho que seja sobre a situação das Caldeiras da Ribeira Grande) e os "segredos" (faltam de disponibilização a cientistas de dados científicos).
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
De acordo com o site Centro de Vulcanologia e AR dos Açores:

CIVISA regista ligeiro aumento da microssismicidade na costa norte de S. Miguel, concelho da Ribeira Grande

Não especificam o epicentro, nem magnitude dos eventos..mas pelo que tive a ver numa estação sísmica localizada numa vertente da Lagoa do Fogo, sem ter a garantia que os registos que tive a ver são realmente sismos, o epicentro deverá ser a +- 18km da estação sísmica.

rgrande.jpg


O último sismo sentido a norte da Ribeira Grande foi em 13/05/2012, com magnitude de 2.9.

A actividade sísmica na zona nos últimos 15 anos:
rgrande.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Aposto em mais uma das muitas crises do Fogo - Congro, que felizmente não costumam trazer nada de mais. Ainda não fez sentidos, veremos se a tendência não é para aumentar a magnitude..

Ainda tens o link para acompanhar-se os dados do sismógrafo que tens montado?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Desde as 20h de ontem, que a única coisa relevante registada na estação sísmica foi o sismo de Ml2.1 na Fossa Hirondelle, se ainda houver sismos na zona a Norte da R.Grande serão de magnitude <Ml 1.0 (e o comunicado fala em microsismicidade), pois o sismo alem de ser a 70km da estação sísmica, provocou uma amplitude muito maior do que todo o resto que a estação registou (à excepção do registo de passagem de tractores, mas estamos nos Açores, há sempre vacas e tractores em cada esquina :lol:).

Em Janeiro tambem tremelicou um pouco mais nas Furnas, mas foram eventos tão pequenos que ninguem sentiu (o de maior magnitude foi de Ml 1.6), a actividade voltou ao normal sem que ninguem ter dado por nada..e deverá ocorrer o mesmo com este aumento de sismicidade a Norte da R.Grande..dentro de uns dias volta tudo ao normal.

A zona do Fogo-Congro tem andado calma nos últimos meses, à 8~10 anos quando houve as várias grandes crises sísmicas ocorreram em duas localizações diferentes, na zona da Lagoa do Fogo e na zona Congro, que apesar de serem zonas próximas, quando ocorria uma crise sísmica numa zona a outra encontrava-se "calma", mas nenhuma desses crises sísmicas provocaram tremor harmónico, enquanto que (por exemplo) nas Sete Cidades no final da década de 90, a zona esteve um pouco mais instável (sem comparação com a crise sísmica do Fogo-Congro), e numa noite de 1996, houve um swarm sísmico que durou algumas horas e registou-se um pequeno tremor harmónico de alguns minutos, mas teve uma amplitude tão pequena que ninguem sentiu..mas a zona tambem estabilizou e nos últimos anos tem havido pouca sismicidade nas Sete Cidades.


Podes encontrar o link do meu sismometro na minha assinatura:
Geofono 1Hz em Ponta Delgada
Mas o sensor está offline até daqui a uma semana e meia, isto porque estou com obras na zona onde o sensor está instalado e entre falhas de electricidade e vibrações do martelo pneumático, resolvi desligar o sensor.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Há uma informação que corre, que os sismos estão a ter a localização no mar para os lados da freguesia da ribeirinha. Esta zona não tem muita história de enxames sísmicos.

Esta crise das Sete Cidades deve ter sido bem mais preocupante na altura, até porque apesar de não parecer, nos últimos 5 mil anos foi onde se registou o maior número de erupções.

Bem, encontrei isto: (http://www.iris.edu/servlet/quackquery/plotcache/webicorder_fCMLA.II.10.BHZ.2013.160.png), acho que arranjei foi aqui no fórum.
 
Há uma informação que corre, que os sismos estão a ter a localização no mar para os lados da freguesia da ribeirinha. Esta zona não tem muita história de enxames sísmicos.

Esta crise das Sete Cidades deve ter sido bem mais preocupante na altura, até porque apesar de não parecer, nos últimos 5 mil anos foi onde se registou o maior número de erupções.

Bem, encontrei isto: (http://www.iris.edu/servlet/quackquery/plotcache/webicorder_fCMLA.II.10.BHZ.2013.160.png), acho que arranjei foi aqui no fórum.

O Centro de Vulcanologia dos Açores retirou a mensagem sobre o aumento de microsismicidade, por isso deverá ter voltado tudo ao normal.

Desde os Capelinhos, só tivemos uma erupção que provocou algum impacto na população, a de S.Jorge em 1964, mas teve mais impacto pela actividade sísmica..desde então temos tivemos a Serreta em 2000-2001, e mais algumas erupções submarinas fissurais que não chateiam ninguem, e esperemos que continue assim por muitas décadas!


Deixo aqui algumas informações sobre a crise sísmica de 1964 em S.Jorge


Timeline da crise sísmica

Registo diário do número e intensidade dos sismos Com descrição do impacto dos sismos e tremores vulcânicos.



O link que deste é o correcto para a estação sísmica da Chã da Macela, mas >90% do que está naquele registo é apenas ruído de tractores, jipes, camiões.. na imagem apenas consegues ver um pequeno rasto do sismo da Fossa de Hirondelle à 13:41, para conseguires ver microsismicidade tens que usar um software e aplicar diversos filtros.
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Há uns dias fez um sentido na Ribeirinha e agora estes todos seguidos:

2013-09-30 13:22:58 37.835 -25.522 1.0 ML NNW Ribeira Grande (S. Miguel) II/III S.Miguel: Concelho Ribeira Grande
2013-09-30 13:18:36 37.832 -25.524 0.7 ML NNW Ribeira Grande (S. Miguel) II/III S. Miguel: Concelho Ribeira Grande
2013-09-30 13:12:27 37.86 -25.542 1.1 ML NNW Ribeira Grande (S. Miguel) III S.Miguel: Concelho Ribeira Grande
2013-09-30 13:06:08 37.87 -25.551 1.4 ML NW Ribeira Grande (S. Miguel) III S.Miguel: Concelho Ribeira Grande

Nunca tinha visto muita actividade nesta zona, mas existem registros de vulcanismo ativo junto a esta costa. Esperemos que seja simplesmente origem tectónica.

As profundidades acho que rondam 1km, confirma-se?
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio
Boas.

De ontem para hoje tem havido alguma actividade sísmica, ontem foram uma série de sismos superiores a magnitude 3 em Espanha, no Oceano Atlântico, já houve um de Mb5.5 a 1300km a Norte dos Açores, e para os nossos lados tivemos um sismo de Ml3.9 a 540km de S.Miguel, outro de Ml3.3 a 90km de S.Miguel.

Houve 5 sismos entre a 13:00 e as 13:30h..4 foram sentidos na R.Grande e 1 foi na Fossa da Povoação.
A profundidade de 1km deves ter visto no site do EMSC, se o IPMA não coloca a profundidade do sismo na tabela do seu site é porque não conseguem obter uma profundidade correcta entre as diversas estações sísmicas. Mas para sismos de tão baixa magnitude serem sentidos, só podem ocorrer a uma baixa profundidade.

Como disse no outro tópico, tem havido alguma actividade sísmica em S.Miguel nos últimos 30 dias..mas não tem sido centrada num único local, vai desde RGrande/Lagoa do Fogo à Povoação. Sobre a sua origem, não vale a pena especular..vivemos em zonas vulcânicas, é normal haver de vez em quando alguma actividade sísmica nessas zonas.

​O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:06 (hora local = hora UTC), do dia 30 de Setembro, foi registado um evento com magnitude 1,4 (Richter) e epicentro a cerca de 6 km a NW de Ribeira Grande, ilha S. Miguel. Depois deste sismo foram registados mais três eventos de baixa magnitude, cujos epicentros definem uma faixa NW-SE que se estende desde a Ribeira Grande até cerca de 6 km da costa. De acordo com a informação disponível até ao momento todos os sismos foram sentidos na Ribeira Grande, com intensidades variáveis de II e III (Escala de Mercalli Modificada).



O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da situação.

http://www.cvarg.azores.gov.pt/Paginas/home-cvarg.aspx
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Assaltada a estação sísmica da Madalena, na ilha do Pico

19206.jpg


​A estação de monitorização sismovulcânica da Madalena do Pico foi assaltada no passado domingo, dia 27, pelas 17 horas, tendo sido furtado todo o equipamento sismológico que ali se encontrava.


De acordo com Teresa Ferreira, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o assalto foi alvo de participação à polícia local, estando o valor do material roubado orçamentado em cerca de 15.000 euros.



Para aquela responsável trata-se de uma situação incompreensível dado que o equipamento em causa apenas pode ser utilizado para vigilância sísmica, não tendo interesse para outros fins. Em resultado deste acto de vandalismo a monitorização sismovulcânica das ilhas do triângulo fica significativamente fragilizada, facto que já foi comunicado ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores

Fonte: CVARG

E agora o que vão fazer com o sismometro/digitalizador? Não tem ponta que se pegue. :angry:
 
Boas.

O site IRIS Earthquake Browser permite pesquisar todos os sismos catalogados pelo IPMA até 2010 (incluíndo <M2.0), mas enquanto não actualizam a base de dados, criei estes ficheiros (Google Earth) contendo toda a sismicidade catalogada pelo IPMA por ano .

À medida que o IPMA for lançando os boletins sísmicos, vou actualizando aqui.

2013 (falta o mês de Dezembro)

2012

2011

2010


Fonte dos dados:
International Seismological Centre, On-line Bulletin, http://www.isc.ac.uk, Internatl. Seis. Cent., Thatcham, United Kingdom, 2011.