Vítor Hugo Forjaz, que integra o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, admitiu que "esta anormal subida de magma pode estar relacionada com as tempestades magnéticas solares".
Os estudos realizados por investigadores vulcânicos, segundo este especialista, indicam que o magma e a sua correspondente superficial, a lava, contêm uma "notável percentagem de minerais magnéticos, que reagem às tempestades solares, provocando agitações magmáticas e o surgimento de sismos".
O vulcanólogo frisou que os sismos mais fortes que ultimamente têm ocorrido nas cadeias de montanhas submarinas estendem-se desde o pólo sul até ao pólo norte, passando pelos Açores e a meio da Islândia.
Ouvi dizer que numa rádio aqui dos Açores houve uma entrevista ao Doutor João Luís Gaspar, em que foi dito que a actividade entre Fogo - Congro tem vindo a ter um incremento em 2012, alguém confirma ou desmente? Obrigado
CIVISA regista ligeiro aumento da microssismicidade na costa norte de S. Miguel, concelho da Ribeira Grande
Há uma informação que corre, que os sismos estão a ter a localização no mar para os lados da freguesia da ribeirinha. Esta zona não tem muita história de enxames sísmicos.
Esta crise das Sete Cidades deve ter sido bem mais preocupante na altura, até porque apesar de não parecer, nos últimos 5 mil anos foi onde se registou o maior número de erupções.
Bem, encontrei isto: (http://www.iris.edu/servlet/quackquery/plotcache/webicorder_fCMLA.II.10.BHZ.2013.160.png), acho que arranjei foi aqui no fórum.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:06 (hora local = hora UTC), do dia 30 de Setembro, foi registado um evento com magnitude 1,4 (Richter) e epicentro a cerca de 6 km a NW de Ribeira Grande, ilha S. Miguel. Depois deste sismo foram registados mais três eventos de baixa magnitude, cujos epicentros definem uma faixa NW-SE que se estende desde a Ribeira Grande até cerca de 6 km da costa. De acordo com a informação disponível até ao momento todos os sismos foram sentidos na Ribeira Grande, com intensidades variáveis de II e III (Escala de Mercalli Modificada).
O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da situação.
http://www.cvarg.azores.gov.pt/Paginas/home-cvarg.aspx
Assaltada a estação sísmica da Madalena, na ilha do Pico
A estação de monitorização sismovulcânica da Madalena do Pico foi assaltada no passado domingo, dia 27, pelas 17 horas, tendo sido furtado todo o equipamento sismológico que ali se encontrava.
De acordo com Teresa Ferreira, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o assalto foi alvo de participação à polícia local, estando o valor do material roubado orçamentado em cerca de 15.000 euros.
Para aquela responsável trata-se de uma situação incompreensível dado que o equipamento em causa apenas pode ser utilizado para vigilância sísmica, não tendo interesse para outros fins. Em resultado deste acto de vandalismo a monitorização sismovulcânica das ilhas do triângulo fica significativamente fragilizada, facto que já foi comunicado ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores
Fonte: CVARG