Na madrugada de ontem, os meus pássaros acordaram muito inquietos, quase em pânico e à hora aproximada do sismo das 3:22 a S Mora. Lamento não poder confirmar a hora certa. O sismo teve uma intensidade de 0,9. Hoje porém não houve reacção nenhuma apesar da intensidade. Alguém observou alguma reacção anormal dos animais?
Na madrugada de ontem, os meus pássaros acordaram muito inquietos, quase em pânico e à hora aproximada do sismo das 3:22 a S Mora. Lamento não poder confirmar a hora certa. O sismo teve uma intensidade de 0,9. Hoje porém não houve reacção nenhuma apesar da intensidade. Alguém observou alguma reacção anormal dos animais?
Eu lamento ter que escrever este comentário, mas acho "pouco prudente" ver homens de ciência ou amantes da ciência, manifestarem-se na maior parte das vezes de forma depreciativa quando alguém escreve ou fala de experiências que teve ou fenómenos, que com a cultura ou formação que possui não encontra explicação. Todos sabemos que as pessoas não falam todas verdade mas se em mil testemunhos tivermos um ou dois que falam verdade, então aí surge um problema. Se há relatos mais "extremos" que falam de luzes no céu, poderá ser o fenómeno "earthquake lights"? Não sei qual a posição da ciência.
Obrigado por mostrares o documento!Por mera curiosidade, este é o local aproximado na vertical (epicentro) do foco de geração das ondas sísmicas (hipocentro), situado 14 km abaixo da superfície e que não terá relação directa com o detalhe da orografia. Já em relação à serra de Sintra como acidente geológico no seu conjunto, pode-se admitir relação mas que carece de investigação. Relembre-se que o Maciço Eruptivo de Sintra foi um "vulcão falhado" há cerca de 80 milhões de anos. É muito interessante ler a história desta pequena montanha.