StormRic
Furacão
Só para dar o meu testemunho. Estou na localidade de Morelinho, a menos de 3 km em linha recta de Monserrate, e tinha acabado de adormecer. Acordei, não com a sensação de tremor, que já senti antes noutros tremores de terra, mas sim com a sensação de ouvir uma pancada ou ligeira explosão. Para terem uma ideia da sensação, a primeira coisa que fiz foi levantar-me e ver se um dos meus filhos, a dormirem no quarto ao lado, tinha caído ao chão. Verifiquei que a minha mãe ainda estava acordada, a ver TV, e perguntei se tinha ouvido alguma coisa. E ela disse-me que sim, que lhe tinha parecido um a barulho de algo a rebentar/explodir (tipo foguete/morteiro usado nas festas). Fui-me deitar sem desconfiar que tivesse sido um tremor de terra...
Não senti nada aqui em Setúbal!! Não sei se tem algo a ver mas o meu pássaro cerca de 20 minutos depois do sismo ficou doido dentro da gaiola, voava de um lado para o outro com a luz apagada. Achei muito tempo após o abalo por isso não liguei muito...
Como disse, aqui a 3 km a Norte de Monserrate, foi mais a sensação de estrondo, do que abanão.
Comunicaram o sismo na página do IPMA? Façam-no por favor, toda esta informação é fundamental que seja compilada pelo instituto. Ajudará muito a compreender e conhecer a origem do sismo e o comportamento sísmico desta zona.