Sismos Portugal 2018

12-02-2018 19:30
S. Miguel
Atividade sísmica na ilha de S. Miguel (Atualização - 19h30)
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que a atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel se mantém acima dos valores de referência, embora nas últimas horas tenha vindo a evidenciar uma tendência decrescente.

Desde as 23h47m (hora local=UTC-1) foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

De acordo com a informação recolhida foram sentidos até ao momento cerca de 29 eventos, o mais forte dos quais ocorreu às 06h18 (hora local), com magnitude 3,1 (Richter), e foi sentido com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada. O último evento sentido foi registado às 13h02 (hora local), com magnitude 2,0 (Richter), e intensidade III (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça. Na generalidade, os eventos têm sido sentidos numa faixa entre Água de Pau e Povoação, a sul, e Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda, a norte.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
http://www.cvarg.azores.gov.pt/civisa/Paginas/homeCIVISA.aspx
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Podem ler mais sobre as crises sísmicas nesta zona (incluindo a iteração de actividade tectónica da zona do Fogo-Congro com o vulcão do Fogo):
https://www.meteopt.com/forum/topico/vulcao-do-fogo-agua-do-pau.8618/#post-558898

Este vídeo sobre a crise sísmica de 2003~2005 mostra que este episódio ocorre na mesma zona do pico de actividade em 2003~2005







Plot da estação sísmica do vulcão do Fogo.
plot_f_CMLA_II_10_BHZ_2018_043.png


Na última 1h30..ainda tem alguns "micro sismos", mas os mais fortes foram às 20h27 e 21:37.

http://wpsmap.com/portugal/seis.htm...20:00:00.00&dur=8600&output=plot&bpfilter=2-6
 
A sério?!!! Mas que grandioso drama que a TVI anda a fazer! É que está a conseguir arrasar com a CMTV! Será que é por ser carnaval?! Lolol
5e59af38371c44f9167595d8ca559c85.jpg

Já agora ninguém poderá cozinhar nem utilizar o esquentador! OMG!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
A sério?!!! Mas que grandioso drama que a TVI anda a fazer! É que está a conseguir arrasar com a CMTV! Será que é por ser carnaval?! Lolol
5e59af38371c44f9167595d8ca559c85.jpg

Já agora ninguém poderá cozinhar nem utilizar o esquentador! OMG!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Se calhar descobriram alguma fumarola nas Furnas a expelir Gás Butano :D
A TVI nos últimos anos na minha opinião, tem estado num patamar superior à CMTV em matéria de sensacionalismos. Enfim.
 
Tudo indica que esta crise sísmica seja a libertação de energia acumulada pela interacção de placas, nada indica que seja de origem magmatica . Pelo que sabemos não houve alterações geoquímicas, tanto nas águas como no ar. Continuando a haver pequenos sismos até é positivo, a energia vai-se libertando, em vez de se libertar de uma vez só.
 
Pondo em perspectiva esta crise nos Açores, Fossa Hirondelle, Oeste do Faial e outras zonas nos Açores tem grandes períodos de sismicidade, podendo prolongar-se por semanas, com dezenas/centenas de sismos de magnitude superior a 2, esta crise chama mais atenção pois é localizada em terra, maior número de sismos registados (a zona Fogo-Congro-Furnas tem a maior densidade de sismometros em Portugal), e sendo localizada junto a diversas populações, sismos de magnitude reduzida como Ml1.5 podem ser sentidos.

Pode-se considerar "normal", de origem tectónica, mas como se verificou nas duas anteriores crises (2011, 2005), esta interação das placas tectónicas tem efeito no vulcão do Fogo, não o suficiente para causar uma erupção, mas para desestabilizar. Mas são os swarm de sismos de baixa frequência na zona do Fogo-Congro que faz-me confusão, estas crises são de origem tectónica, "normais", mas passado uns tempos ocorrem swarms de sismos associados à movimentação de liquidos naquela zona?


Assim por alto, desde a meia noite, ocorreu cerca de 25~40 sismos..
 
13-02-2018 18:05

S. Miguel

Atividade sísmica na ilha de S. Miguel (Atualização - 18h00)
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que a atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, mais concretamente entre as lagoas do Fogo e do Congro, continua ligeiramente acima dos valores de referência. Ao longo de todo o dia de hoje, manteve-se a tendência decrescente da sismicidade, quer em termos do número de eventos registados, quer da sua magnitude.

Entre as 00:00h e as 18:00h foram registados apenas alguns eventos de magnitude inferior a 3 na escala de Richter, todos de natureza tectónica. Como é normal neste tipo de atividade, apesar da tendência decrescente observada, podem ocorrer pontualmente alguns picos de maior libertação de energia, pelo que se mantêm os níveis de vigilância e as recomendações normais para este tipo de situações.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA