Lumes
Cirrus
A NASA irá efectuar mais uma missão não tripulada (Global Hawk) sobre a depressão NADINE, nos dias 22/23 que vai descolar de NASA Wallops Flight Facility (USA).
THE INITIAL
INTENSITY ESTIMATE IS INCREASED TO 55 KT IN AGREEMENT WITH THE
EARLIER ASCAT DATA WHICH SHOWED SEVERAL 50 KT UNCONTAMINATED WIND
BARBS NORTHWEST OF THE CENTER. THESE STRONGER WINDS ARE PRESUMABLY
RELATED TO AN INCREASE IN THE PRESSURE GRADIENT ON THE NORTHWEST
SIDE OF THE STORM.
Incrivelmente a Nadine mantem convecção numa banda a Este do centro, e parte da circulação em altitude mantem-se identificavel sobre a porção NE do sistema.
Dentro de algumas horas a Nadine estará alinhada com o centro do cavado, numa posição em que o shear é menos intenso, e então poderá ocorrer uma regeneração da extrutura do ciclone.
Nos proximos 3 dias a topografia aos 500 e 300hpa revela que a Nadine se situará a sul do apice do cavado, inserida numa circulação própria, sendo que aparentemente manterá identidade .
peço desculpa..mas de uma forma mais simples isso quer dizer o que? precisamente? existe possibilidade de passar sobre a madeira como Ciclone?
Provavelmente a Nadine vai sobreviver relativamente bem...tal como os modelos sugeriam nas ultimas runs, mas que eu começei a duvidar quando pela manhã reparei no sat que a Nadine estava a ser muito afectada pelo shear.
A rota exata é dificil de prever, mas os modelos para já colocam a Nadine a evoluir para SW da Madeira, e depois a voltar para norte passando a oeste da RAM mas com a possiblidade de ocorrer algum vento e chuva pela região...nada de especial, até bastante bom dada a seca na região.
Outra coisa dificil de apurar é se a Nadine se mantem ou não um ciclone tropical neste momento, depois da tareia que levou de manhã...
...
A rota exata é dificil de prever, mas os modelos para já colocam a Nadine a evoluir para SW da Madeira, e depois a voltar para norte passando a oeste da RAM...
Este sistema tropical está a ser extremamente exigente para a comunidade meteorológica. Fabuloso!